Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Atualidades Sexta-feira, 01 de Julho de 2022, 07:52 - A | A

01 de Julho de 2022, 07h:52 - A | A

Atualidades / Covid-19

Quem não se vacinou decidiu correr o risco, diz governador

97% de casos graves de covid é de quem não se vacinou; governador faz alerta



Reportagem
Mato Grosso do Norte

A taxa de pacientes internados por covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Mato Grosso que não completaram o esquema de vacinação já passa de 97% nesta quinta-feira, 30.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualmente há 106 pessoas internadas por complicações da covid-19 nas UTIs em Mato Grosso. Desses pacientes, 103 não tomaram todas as doses da vacina contra o novo coronavírus, ou seja, as duas doses iniciais e a dose de reforço.
“É um dado que nos preocupa, e demonstra que a falta de vacinação é o principal motivo para o crescimento de casos mais sérios da covid-19, que levam os pacientes aos hospitais”, alerta a secretária de Estado de Saúde Kelluby de Oliveira.
Kelluby ressalta que a vacinação contra a covid-19 já está disponível na rede pública há um ano e meio, e que já foi comprovado que a imunização é o meio mais seguro de se prevenir contra as formas mais graves da doença.

Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde conta com estoque de mais de 646 mil imunizantes contra a covid-19, que continuam sendo encaminhados pelo Ministério da Saúde. As doses estão distribuídas nos 15 Escritórios Regionais de Saúde e na Rede de Frios do Estado, e são repassadas para os municípios conforme a solicitação das secretarias municipais de saúde. As vacinas podem ser aplicadas a partir dos 5 anos de idade. Para isso, basta levar um documento com foto na unidade de saúde disponível para imunização em cada município.

97% de casos graves de covid é de quem não se vacinou; governador faz alerta


Diante desse quadro, O governador Mauro Mendes disse ainda na quarta-feira, 29, que o estado vai abrir mais Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para atender casos graves de covid-19 e também chamou atenção daqueles que estão com a vacinação atrasada.
“Governo do estado vai abrir UTIs, mas nós temos limite e capacidade”, afirmou o chefe do executivo. Com relação aos não vacinados, o governador disse que essas pessoas fizeram uma opção de correr o risco.
“Essas pessoas fizeram opção de correr o risco. Se você corre o risco, uma hora dá merda e deu merda para essas pessoas e pode dar para aquelas que continuarem insistindo em não tomar vacina”, disse o governador.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]