Dionéia Martins
Mato Grosso do Norte
A Praça da Cultura foi palco de um dos eventos mais esperados do calendário regional no último fim de semana. Entre os dias 10 e 12 de julho, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Festival Gastronômico
“Sabores da Floresta”, promovido pelo Sebrae/MT em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta. Em sua 8ª edição, o festival reuniu 20 empresas do ramo alimentício e reforçou o potencial gastronômico e turístico do município.
Além da variedade de pratos com ingredientes do bioma amazônico, o público curtiu shows com artistas locais como Lôids, Ana Moyra e Allan Figueiredo. Para a coordenadora do Sebrae de Alta Floresta, Karina Zacchi, o evento é resultado de meses de dedicação. “Foram seis meses de preparação. Fizemos visitas a aldeias e produtores da agricultura familiar. Tudo isso para valorizar os ingredientes da nossa floresta e colocar essa riqueza na mesa dos nossos restaurantes”, destacou.
Kellen Perotto, proprietária da Frutos do Goiás, destacou a importância estratégica do festival para o crescimento dos negócios locais. “Participar de um evento como este é uma vitrine enorme para nós. Trabalhar com ingredientes regionais amplia nosso leque de produtos e conecta nossa marca à identidade local. Além disso, conseguimos testar combinações novas e ouvir o público diretamente”, afirmou.
De Carlinda, a visitante Joana Gregório Obuti fez questão de prestigiar o evento. “Já venho há seis anos e a cada edição está melhor. O festival é importante para a nossa região, valoriza o que temos de melhor”, contou.
Para o vice-prefeito Robson Quintino, o evento consolida Alta Floresta como referência. “ Fortalece a culinária, impulsiona o turismo e posiciona a cidade como polo de desenvolvimento”, declarou.
Os pratos desenvolvidos com exclusividade para o festival, agora fazem parte dos cardápios dos restaurantes locais, ampliando o alcance da proposta, que é saborear a floresta o ano todo.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr