A covid-19 avança em Mato Grosso, desta vez, quem testou posivito para o novo coronavírus foi o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM). O secretário é o segundo da gestão a divulgar que testou positivo para a doença. A informação sobre o secretário foi confirmada pelo governador Mauro Mendes, em reunião no Palácio Paiaguás.
Mais tarde, a informação foi confirmada pela assessoria do secretário. Ele deve permanecer em isolamento domiciliar. “Infelizmente, eu fui diagnosticado com o vírus. Vou me dedicar ao cumprimento do isolamento domiciliar e pretendo seguir trabalhando durante esse período, de forma remota. Como sempre digo, esse vírus não é um ficção”, declarou o secretário, por meio de nota à imprensa.
Mais cedo, Gilberto participou no ginásio Aecim Tocantins de uma série de entrevistas marcadas por sua assessoria. As entrevistas tinham o objetivo de desmentir a fake news propagada na quarta-feira (24) de que o Estado teria equipamentos para montar um hospital de campanha para o atendimento da covid-19, mas estava aguardando um agravamento da pandemia no estado.
Gilberto é o segundo do primeiro escalão do governo do Estado ao dizer publicamente que contraiu o vírus. O primeiro foi o presidente da Fapemat, Adriano Silva. Ele contraiu a forma grave da doença e morreu no dia 3 de junho. Quem também contraiu o vírus foi o próprio governador Mauro Mendes. O democrata teve a forma leve da doença e ficou em isolamento social, trabalhando de casa a curar.