Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026

Atualidades Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026, 16:41 - A | A

05 de Fevereiro de 2026, 16h:41 - A | A

Atualidades / Turismo

Sedec orienta municípios para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em Mato Grosso

Processo é essencial para acesso as políticas públicas, programas e investimentos do setor turístico



Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT) iniciou a mobilização junto aos municípios e às Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2026. A medida é fundamental para que as cidades permaneçam aptas a acessar políticas públicas, e sejam prioritárias na destinação de recursos voltados ao desenvolvimento do turismo pelas esferas estadual e federal.

Segundo o analista da Sedec e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Diego Orsini, a atualização do cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro vai além de uma exigência formal, pois é o principal instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, criado pelo Ministério do Turismo para organizar o território nacional em regiões turísticas e orientar a aplicação de investimentos no setor.

“O Mapa do Turismo é o que garante aos municípios prioridade no acesso a políticas públicas, programas de fomento, capacitações e recursos. Estar atualizado no Mapa do Turismo significa estar inserido de forma estratégica no planejamento do turismo estadual e nacional”, destaca.

Desde fevereiro de 2023, a atualização das informações é realizada por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa), plataforma oficial utilizada pelo Ministério do Turismo. Cabe às prefeituras a inserção e a manutenção da documentação exigida, enquanto as IGRs atuam no acompanhamento e na orientação dos municípios que compõem cada região, assim como também são as responsáveis diretas no cadastramento das regiões turísticas.

Orsini coordenou uma reunião técnica virtual com interlocutores municipais e regionais do Programa de Regionalização do Turismo na quarta-feira (4.2) para esclarecer critérios, procedimentos e prazos para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.Entre os critérios obrigatórios para os municípios estão a existência de órgão responsável pela pasta de turismo, dotação orçamentária específica, prestadores de serviços turísticos regulares no Cadastur, conselho municipal de turismo ativo e adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo.

Para as regiões turísticas, é exigida a existência de Instância de Governança Regional ativa, com composição formada por municípios com identidade e características complementares.Segundo o Ministério do Turismo, a partir de 01 de abril de 2026, a obrigatoriedade de um plano de trabalho com ações para o desenvolvimento do turismo para os municípios, regiões turísticas e unidades da federação, passa a também ser exigida como critério. 

“É fundamental que os municípios estejam atentos aos seus prazos de vigência para não serem excluídos do Mapa do Turismo Brasileiro. Além disso, aqueles que ainda não fazem parte do Mapa, mas possuem vocação para o desenvolvimento do setor, devem buscar nossa orientação para integrar esse importante instrumento de descentralização das políticas públicas”, conclui Diego.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]