Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Atualidades Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020, 00:00 - A | A

07 de Dezembro de 2020, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Seduc vai ampliar EJA; Cejas não serão fechados



Adilson Rosa
Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliará a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Mato Grosso e também do ensino regular. “A afirmação de que haverá o fechamento dos Cejas não é verdadeira. Nós não fecharemos os prédios que hoje atendem os Cejas”, afirma o secretário executivo de Educação, Amauri Fernandes.
A Seduc transformará dez Cejas em Escolas de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (Ediebs), que ofertarão não só a EJA, mas também Ensino Fundamental e Médio regulares. A ação faz parte do reordenamento dos 21 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).
“Faremos a adequação e a melhoria na oferta da EJA. Porque temos hoje no Estado 1,5 milhão de jovens e adultos que não completaram a educação básica”, reforça o secretário.
Ampliação da EJA - Para ampliar a quantidade de matrículas, a Seduc otimizará os espaços disponibilizados nas Ediebs, que atenderão todas as modalidades de ensino e ampliarão a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para escolas de ensino regular.
As Ediebs serão instaladas nos espaços em que estão os Cejas, desde que em prédios próprios e com os mesmos profissionais da educação que estavam nos centros.

Da mesma forma, os estudantes de cada Ceja serão transferidos para a respectiva Edieb, sem nenhum prejuízo em suas vidas ou processos educacionais.

“A oferta da Educação de Jovens e Adultos, o EJA, não acabará na rede estadual. Estamos com trabalho na Seduc de reestruturar e adequar espaços dos Cejas, sendo que alguns serão Ediebs. Vamos otimizar os espaços e entregar os prédios alugados”, assegura o secretário de Educação Alan Porto.
Em síntese, a ideia é integrar os alunos trabalhadores com as demais modalidades de ensino, com a ampliação do número de vagas da EJA nas escolas de ensino regular e, ao mesmo tempo, trazer a educação básica para as Ediebs.
A meta da Seduc para os próximos dois anos é alfabetizar 40 mil jovens e adultos. No ensino fundamental, atender a 50 mil jovens e adultos e, para o ensino médio dessa modalidade, 60 mil trabalhadores. 
Alta Floresta - Ao fechar no dia 18 de dezembro, o Ceja - em Alta Floresta completa 30 anos. Atualmente atende 600 alunos, num formato especial, trabalhando com jovens e adultos. E na Unidade, trabalham 45 pessoas entre professores e corpo administrativo. Agora os servidores serão distribuídos para outras escolas.
 Quanto aos alunos, a princípio seriam alocados nas Escolas Furlani da Riva no e Escola Ludovico da Riva Neto, no bairro Vila Nova. Mas a Assessoria Pedagógica já indicou a troca de uma unidade devido ao foco de alunos ser mais na região central. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]