Domingo, 31 de Agosto de 2025

Atualidades Quarta-feira, 19 de Junho de 2019, 00:00 - A | A

19 de Junho de 2019, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Sem caminhões pipas, prefeitura cogita usar Impermeabilizante para evitar a poeira



José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte

Como aconteceu no ano passado, tudo leva a crer que as ruas não pavimentadas, principalmente em bairros distante do centro da cidade, não serão molhadas este ano em Alta Floresta.
Apesar do período de estiagem ter começado há poucas semanas, o volume de poeira é denso e os moradores destes locais, reclamam e cobram solução do poder público. Na Câmara municipal, na sessão desta terça-feira, 18, o problema foi ressaltado por vários vereadores, que cobram a realização do serviço à administração municipal.
No entanto, a administração municipal já adiantou que não há licitação e que o mais certo é que não haja caminhões molhando as ruas para amenizar a poeira este ano. 
“Mais uma vez o município não vai contratar caminhões para molhar as ruas e a cidade está com muita poeira. O secretário de Obras disse que não há caminhões para fazer o serviço. É uma situação difícil para a população e temos que cobrar que a prefeitura encontre uma solução”, disse o vereador Dida Pires.
O secretário de Infraestrutura da prefeitura de Alta Floresta, afirmou que ainda não há nada resolvido sobre a liberação de caminhões pipas para a molhagem das ruas. Ele disse que não sabe dizer se o serviço será ou não realizado, porque não depende apenas de sua decisão.
“Não sou quem resolvo e não tenho autoridade para dizer que sim e nem que não”, afirmou o secretário, acrescentando a prefeitura irá tentar encontrar alguma solução para resolver o problema.
Elói assegurou que a prefeitura está analisando a possibilidade de comprar um produto Gel Impermeabilizante, para aplicar nas ruas sem asfalto da cidade, para amenizar a emissão de pó.
Conforme ele, para aplicar o produto será necessário fazer o serviço nas ruas com os maquinários, para prepará-las para receber o material impermeabilizador de poeira. Porém, o custo ainda seria mais econômico do que a molhagem das ruas com caminhões pipas e a durabilidade é de dois anos.
O produto, segundo o secretário, está em fase de experiência e é produzido no Paraná, custando cerca de R$ 7 reais o quilo colocado aqui em Alta Floresta. “Eu não sei o que será feito. Vou conversar com os secretários da aérea administrativa para resolver o que irá ser feito com relação a poeira. Mas acredito que o Impermeabilizante deve ser a alternativa”, disse Elói.

O vereador Luiz Carlos afirmou durante a sessão desta terça-feira, que o uso deste produto não passa de balela. “Está difícil de acontecer! Sou engenheiro Civil e para fazer esta aplicação tem que fazer a terraplanagem das ruas, que acredito que seria mais caro do que contratar os caminhões pipas”, observou.

Gel Impermeabilizante -  O Gel Impermeabilizante, que a prefeitura cogita usar para atenuar a poeira no período de estiagem, é produzido no Paraná e está sendo usado nas estradas rurais para melhorar a durabilidade e evitar a emissão de poeira. 
Para usá-lo, a via é preparada e o produto, em sua forma líquida é aplicado e depois do período de cura, quando seca, cria uma liga no solo que faz com que seu resultado se assemelhe a pavimentação em termos de conforto.
Conforme engenheiros que já utilizaram o produto, o impermeabilizante pode se tornar uma boa alternativa para as estradas rurais e ruas sem asfalto, sendo que nas estradas seria para conservação e nas ruas, além de conservar, diminui a quantidade de poeira e chega a custar 20% do valor do asfaltamento. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]