Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Atualidades Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026, 09:08 - A | A

21 de Janeiro de 2026, 09h:08 - A | A

Atualidades / Matupá

Sistema de Cartão valoriza comércio local na venda de material escolar

Prefeitura de Matupá fornecerá Cartão para os pais comprarem o material escolar no comércio local



José Vieira/ Mato Grosso do Norte

O prefeito de Matupá, Bruno Mena (União) está inovando na compra do material escolar para a Rede Municipal de Educação em 2026. Em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, nesta terça-feira, 20, ele explicou que antes, a prefeitura comprava o material de empresas de fora do município para distribuir para alunos.
Entretanto, conforme ele, a gestão percebeu que em algumas cidades, a Prefeitura compra o material no comércio local.
“Vimos que este sistema dá certo para valorizar o comércio local. Invés de comprarmos de uma única empresa através do processo licitatório que normalmente ganham grandes empresas de fora, a Prefeitura irá entregar um cartão de material escolar para os pais. Pesquisamos o preço para saber o custo da lista de material, e cada pai irá receber o cartão. E vão poder irem às papelarias cadastradas na empresa conveniada, e a compra é feita na cidade”, explica.
A Prefeitura repassará o dinheiro para a empresa que venceu a licitação para administrar o Cartão. E as papelarias da cidade podem se cadastrar para vender o material. No próprio Cartão é especificado os produtos que podem ser comprados. Com isto, o cartão só será usado para a compra do material escolar, expica Bruno.
A medida, segundo ele, valoriza e fomenta a economia local e as vendas retornam na forma de impostos para o município, pois todas as papelarias que vão vender, terão que emitir a nota fiscal para comprovar a venda.

“Vamos dar a oportunidade de os pais comprarem um material de qualidade para seu filho no comércio de Matupá. E às vezes até realizar um desejo do filho de ter um caderno personalizado da Turma da Mônica, da Frozen ou do Homem Aranha. Tudo isto, valorizando nosso comércio”, reitera
O Cartão, conforme o prefeito, fica com o crédito por um período de 6 meses, para os pais irem comprando gradativamente o material escolar do filho. “Vejo como muito positivo esta iniciativa para os pais e também para o comércio local. Foi uma forma de valorizarmos nossos comerciantes”, avalia Bruno.
O Cartão, porém, não serve para a compra do uniforme. Somente para o material escolar. Mas a Prefeitura continuará cedendo o uniforme para todas as crianças.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]