Jornal Mato Grosso do Norte
Reportagem
Mato Grosso do Norte
A Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Alta Floresta- responsável pela região Alto Tapajós, que incluem os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Apíacas e Nova Bandeirates, atende as demandas dos hospitais públicos e privados da região e está precisando de doação de sangue.
As doações efetivadas, só podem ser utilizadas no paciente após 72 horas de sua coleta, pois o sangue precisa ser separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Com isso, quando alguém sofre um acidente, por exemplo, e não houver estoque do tipo sanguíneo dele, mesmo que haja doações, o mesmo só poderá receber a transfusão após este período, mesmo sabemos que há casos que não poderão esperar.
A biomédica, Luana Batirolla, explica que a UCT necessita de todos os tipos sanguíneos, pois o estoque conta com apenas 1/3 do necessário. “Atualmente o estoque que temos dá para atender apenas emergências e algumas cirurgias seletivas, que não dão para desmarcar.
A doação é um procedimento simples, todo processo dura de 40 a 50 minutos e o doador ainda fará exames de doenças transmissíveis pelo sangue, exames bem mais detalhados que os feitos em laboratório. Lembrando que todos nós podemos precisar um dia”, disse Luana.
O estudante de administração, Jobson Alan da Silva começou a doar sangue há três anos por incentivo dos colegas da faculdade. “Acho importante a doação, sem contar que nossos exames ficam todos atualizados”, disse o estudante.
Impedimentos Temporários - Estar gripado ou com febre; Ter feito tatuagem, colocado piercing ou feito uso da acupuntura nos últimos 12 (Doze) meses; Estar grávida ou amamentando; Ser parceiro de portadores de Hepatite B e C, AIDS e HTLV I e II; Ter tido alguma Doença Sexualmente Transmissível – DST nos últimos 12 (Doze) meses;
NÃO PODEM DOAR - Ter tido Hepatite após os 10 (Dez) anos de idade; Ter tido Doença de Chagas ou Hanseníase; Ser Portador de Doenças Crônicas (cardíacas, renais, câncer, etc.); Ser Portador do vírus de HIV I e II (AIDS) e HTLV I e II; Ser usuário de drogas injetáveis ou aspiradas;
PODE DOAR - Pessoas entre 16 e 69 anos, menores com autorização. Pesar no mínimo 50 quilos (homens) e 54 quilos (mulheres) estar em bom estado de saúde. Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar 2 horas anteriores à doação, evitar alimentos gordurosos e não estar de jejum.
COMO FUNCIONA – Cadastro (1ª doação), triagem, doação e lanche.
Vale lembrar que o sangue é insubstituível e a doação não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas.