José Vieira/ Mato Grosso do Norte
Os moradores de comunidades próximas à Alta Floresta, como Mundo Novo, que eram beneficiados com a isenção da cobrança de pedágio, mais uma vez foram surpreendidos com uma decisão judicial que suspende a gratuidade. No dia 29 de abril a concessionário Via Brasil comunicou que a partir de 7 de maio, na praça de pedágio P3 na rodovia MT 208 em Alta Floresta, será o fim da isenção concedida a este público.
Conforme a concessionária, a cobrança ocorrerá em função de uma decisão judicial, na ação entre a Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso- SINFRA- e o Ministério Público Estadual.
E foi decidido pela nulidade da isenção. Entre os moradores o clima é de indignação. Um morador, que pediu para não ter seu nome revelado, disse à Mato Grosso do Norte, que havia um acordo feito com a SINFRA quando o pedágio foi implantado, mas a própria Secretaria Estadual de Infraestrutura o rompeu. Acionou a justiça para derrubar a isenção e a decisão judicial foi favorável a SINFRA.
O Mistério Público irá recorrer da decisão. Por enquanto, a proposta feita aos moradores veio por parta da prefeitura de Alta Floresta, que propôs arcar com um desconto de 50 por cento no valor do pedágio pago pelos moradores.
O valor atual do Pedágio é de R$ 11.10 para carros de passeios e para motocicleta é de R$ 5.50.