Você sabe o que são matrizes energéticas? Pois bem, basicamente são formas de se produzir energia em uma região. No Brasil a matriz energética predominante é a hidráulica, já que em nosso país, dentre as riquezas naturais que se destacam, temos abundantemente a água, da qual surgem as usinas hidrelétricas.
No dia 16 de outubro foi realizada uma excursão com a turma do 3º ano A da Escola Estadual 19 de maio, e alguns professores. Os alunos puderam conhecer de perto, como é o processo de produção de energia na Usina Hidrelétrica Teles Pires.
Ao chegarem ao local, obtiveram informações sobre os possíveis riscos na usina, pois é um local onde todos precisam estar atentos. A usina é a fio d´água, então não há a preocupação com desabamento de barragem, já que não possui reservatório.
Os participantes puderam conhecer como a energia é realizada: a água do rio passa pelos geradores que produzem energia cinética, transformador converte a energia cinética em elétrica que vai direto para a central. É da central que a energia é transportada para qualquer lugar do país quer necessite dela. Aposto que você achava que as usinas abasteciam somente a nossa região, acertei?
A energia produzida na UHE é considerada renovável. A água simplesmente passa pelos transformadores e logo retorna ao rio sem que sofra modificações. Todavia, para se construir uma UHE, é necessário derrubar árvores para criar passagem para o rio, com isso, há prejuízos à natureza e aos ribeirinhos que, em certos casos, precisam se realocar.
A UHE Teles Pires preocupa-se com a segurança dos trabalhadores, por isso o sistema de segurança é totalmente organizado e está há mais de 1126 dias sem que ocorra nenhum tipo de acidente. Assim, proporciona energia sem nenhum risco. Além disso, a UHE Teles Pires como todas as outras usinas, possui uma sala de controle, onde se obtém informações detalhadas e precisas sobre todas as máquinas para que dessa forma, não haja nenhuma interferência na produção de energia.
(Produzidas pela Alunas Fernanda e Isabela 3º ano ensino médio)