POR CAROLINE BORGES/TV PRESS
Há mais de três meses, Paulo Mendes tem sido confrontado com uma série de sentimentos e reviravoltas. No ar como o Raul em “Três Graças”, o ator destaca a complexidade do personagem e a oportunidade rara de trabalhar com uma escrita que abre espaço para novas possibilidades criativas, exigindo disciplina diária entre gravações e estudos. “Eu estou achando ótimo, porque essa escrita da novela é algo que eu nunca tinha trabalhado antes. Dá muita abertura para criar coisas novas e interessantes. É o que buscamos todos os dias: gravando, estudando, conversando. O texto abre muito espaço para isso, e é o que mais me dá gosto em fazer esse personagem. Apesar da rotina intensa, estou me divertindo bastante, com a ajuda da equipe”, explica.
Paulo define Raul como um personagem marcado por traumas e pela estranheza de não se encaixar em lugar nenhum. Ele destaca a complexidade da construção coletiva e a evolução constante do papel, que vem ganhando nuances mais humanas nos últimos capítulos. “Complexo. É um personagem construído em conjunto, não sozinho. Ele fala de uma forma diferente, não se encaixa em lugar nenhum. É estranho, mas não no sentido ruim: é uma estranheza marcada por traumas e tristeza”, aponta.
Paulo define Raul como um personagem marcado por traumas e pela estranheza de não se encaixar em lugar nenhum
As parcerias no elenco também são motivo de entusiasmo. Paulo se impressionou com Alana Cabral, que vive Joélly, já nos testes e valoriza a troca com Grazi Massafera e Arlete Salles, que considera fundamentais para o crescimento artístico. “Maravilhoso. Nos conhecemos no teste da novela e fiquei impressionado. Já sabia que seria a Alana. É uma atriz incrível, parceira, amiga maravilhosa”, elogia.
Fora da novela, o ator mantém uma rotina simples e discreta. Ele evita se expor demais nas redes sociais e afirma que sua vida pessoal segue praticamente igual à de antes da fama. “Na minha vida pessoal, nada mudou. Eu continuo levando a vida do mesmo jeito: trabalho, casa, amigos de sempre. A única diferença é que ganhei mais seguidores no Instagram”, pontua.
“Três Graças” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.
Novas possibilidades
Ainda construindo uma trajetória na tevê, Paulo Mendes reconhece que Raul tem pontos em comum com personagens que já interpretou, mas garante que conseguiu encontrar caminhos diferentes para dar vida ao papel. Ele lembra que, no início, houve comentários sobre semelhanças, mas a preparação e a direção ajudaram a criar novas possibilidades. “Esse personagem tem pontos parecidos com outros que já fiz, mas isso nunca foi uma preocupação grande e eu vejo que estou conseguindo diferenciar. A preparação e a direção ajudaram a pensar caminhos diferentes”, afirma.
O ator também afirma que não se deixa abalar por críticas ou comparações feitas na internet. Para ele, o que importa é o envolvimento do público e a força das reações que a trama desperta. “Não me abalo com comentários da internet, porque não importa. Estou trabalhando, fazendo meu papel, e isso é o que conta. É bom ver que o público sente dó, raiva, se envolve. Essa novela está trazendo uma reação muito forte, e isso é ótimo”, explica.
Instantâneas
# Além de “Três Graças”, Paulo também está no elenco de “Dona Beja”, original HBO Max.
# Paulo também atua como dublador.
# O ator é vocalista da Banda Irmões.
# Paulo estreou diante das câmeras na série “Os Outros”, original Globoplay.










