Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Opinião Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, 10:33 - A | A

23 de Janeiro de 2026, 10h:33 - A | A

Opinião /

O Novo Nortão

E só para recordar. Hoje, Alta Floresta, além de ter o maior movimento de carretas do Brasil



Prof. Dr. José Antonio Tobias

1. Projeto: Deputado Estadual Claudinei de Jesus  

Natal!... Natal!... Nasci em Alta Floresta e, por isso, chegando o Natal, vim de longe, matar saudades da minha querida Alta Floresta. Contudo, antes da minha chegada, em Alta Floresta, para surpresa minha, levei um baita de um susto.

Estarrecido, ouvi uma resposta à minha pergunta para compra da passagem do avião que achei estar ouvindo um engano. Mas não era engano, não. Repetiram-me: “Não existe mais avião entre Alta Floresta e Cuiabá!”.  Eu insisti no que estava ouvindo, mas todo mundo me confirmava: “Alta Floresta não tem mais avião para Cuiabá!”.

E o pior de tudo isso é que me repetiam essa aberração como quem já está habituado e conformado com este estado de coisas. Cá com meus botões, passou então pela minha cabeça o seguinte: “Eu tinha saído havia pouco tempo de minha querida Alta Floresta, que então dispunha de avião diário para Cuiabá, saindo de nosso aeroporto de 2.500 metros, o segundo maior aeroporto do Brasil Central, logo depois do de Brasília, e agora nem sequer tem avião para Cuiabá!

É demais! O que é isso? E para completar esses acontecimentos, autoridades me confirmaram que o bendito avião Alta Floresta-Cuiabá não tem perspectiva de volta. Anos atrás, quando fui embora de Alta Floresta, a cidade contava com deputados que residiam aqui, que nos serviam e defendiam quando havia queixas ou absurdos como o de agora de Alta Floresta sem avião para Cuiabá.

Horrorizado constatei que eu não dispunha na minha querida Alta Floresta de ninguém a quem recorrer para me queixar

E só para recordar. Hoje, Alta Floresta, além de ter o maior movimento de carretas do Brasil – só Mirintituba tem movimento igual – serve de transporte para um milhão de habitantes numa extensão semelhante à superfície do Estado de São Paulo, levando o transporte de soja e produtos que fazem a receita de Alta Floresta merecer o transporte e passagem de uma porção de aviões para Cuiabá.

A título de amostra, só uma empresa, a de Blairo Maggi, na entrada de Carlinda, é proprietária de dezesseis silos imensos, um junto do outro, lembrando a inacreditável História de Gigantes. Apesar de usufruir de um progresso de outro mundo, mais uma decepção em Alta Floresta.

Horrorizado constatei que eu não dispunha na minha querida Alta Floresta de ninguém a quem recorrer para me queixar.  Nem deputado federal e nem sequer um deputado estadual. Alta Floresta virou e ficou uma cidade órfã, deserta e abandonada. A este propósito, ver meu artigo intitulado: Alta Floresta, o que é hoje?, que se encontra na internet e no Jornal Mato Grosso do Norte: 1/9/2025.

Um fato triste e doloroso: “O povo de Alta Floresta não mais se importa com política e nem com a existência ou valorização do voto. Virou um povo de escravos que vende ou dá seu voto a pessoas daqui, ou de Sinop, ou de gente a serviço de políticos de fora, inimigos de Alta Floresta. Assim, já não é mais um povo em estado de servidão, mas sim em estado de escravidão.

Passaram-se dias. Passaram-se meses e hoje quero apresentar a você, prezado(a) Leitor(a), o nome da nossa esperança de ressurgimento de Alta Floresta, do candidato a deputado estadual do Nortão: é o nome do Vereador Claudinei de Jesus.

Até 4 de outubro de 2026, temos nove meses para conseguir os cerca de 60.000 (sessenta mil) votos que farão a transformação do Vereador Claudinei de Jesus em deputado estadual, o primeiro deputado estadual do Nortão. Presado(a) Leitor(a), conto com o seu amor ou com a sua simpatia pelo povo e pela terra de Alta Floresta e do Nortão.

Estamos iniciando uma campanha de nove meses: de hoje, 25 de dezembro de 2025 até 4 de outubro de 2026, em favor da criação e eleição do primeiro deputado estadual do Nortão que por vários motivos, já analisados e julgados em outros lugares, acabou tendo o nome do já conhecido e consagrado Vereador Claudinei de Jesus.

Em 4 de outubro de 2026, espero contar com o seu voto em favor do sonhado Deputado Estadual Claudinei de Jesus. Antecipadamente, em nome dele, de mim e do povo de Alta Floresta e do Nortão três vezes Muito Obrigado! E que Deus lhes pague!

  2. Nortão sem Avião  

Nortão sem avião é Nortão de escravos. É o Nortão de hoje que não admitimos. O Novo Nortão é o Nortão com avião diário para Cuiabá, o que só se consegue com deputado estadual que, para nós, é o Vereador Claudinei de Jesus.    

Prof. Dr. José Antonio Tobias Diretor da União das Faculdades de Alta Floresta

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]