Sábado, 10 de Janeiro de 2026

Opinião Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026, 13:41 - A | A

09 de Janeiro de 2026, 13h:41 - A | A

Opinião /

A ditadura na Venezuela agora usa saia

Trump quer o petróleo e Delcy será protagonista: Primeira mulher a comandar uma ditadura na América Latina



José Vieira 

O cenário que se desenha na Venezuela após o Governo Americano ter levado Nicolás Maduro para passar uma temporada em Washington, é que a população daquele país, continuará a viver em um regime ditatorial e ainda mais truculento.
A vice-presidente, Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente a presidência, enquadrada pelo presidente americano, liberou a exploração do petróleo e de todos os recursos naturais que interessam aos Estados Unidos.
Em troca, poderá manter a ditadura chavista aliada aos interesses dos Estados Unidas. Seu histórico é que tem um perfil ainda mais perverso, sanguinário e opressor do que o próprio Maduro.
Os Estados Unidos pagarão uma boa mesada para Delcy gerenciar a exploração do petróleo.
Triste mesmo é a sorte do povo da Venezuela, que continuará vilipendiado. A diferença é apenas que agora o ditador usa saias. Imagina se esta moda pegar!
O presidente Donald Trump só quer mesmo o petróleo da Venezuela. Deixou isto bem claro em suas entrevistas. Não se mostra sensibilizado com o sofrimento do povo da Venezuela, que consterna e comove quem tem o mínimo de alteridade.
Basta que lhe entregue os 50 milhões de barris de Petróleo. É indiferente como viva seu povo.
Reconhece-se, entretanto, que Trump prestou um grande serviço ao povo venezuelano, ao levar Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Adela Flores, para umas férias forçadas.
Releva-se o debate que tenha violado as regras do Direito Internacional. Afinal, Maduro é um lixo. E lixo tem que ser faxinado. Se não for reciclável, deve-se dar a destinação adequada.
No caso dele, permanecer em prisão perpétua para pagar todos os seus crimes contra os direitos humanos de seus compatriotas.

Maduro é um crápula, déspota. Sanguinário. Conforme relatório da Organizações das Nações Unidas (ONU) usou as mais atrozes práticas de tortura, como abusos sexuais, choques elétricos, espancamentos e muitos outros métodos perversos, além de execuções, sumiço de pessoas e prisões de adversários políticos.
Um corrupto que dilapidou a economia da Venezuela, disseminou a pobreza, fome, a miséria e foi responsável por uma das maiores diásporas das últimas décadas vistas no mundo.
O povo venezuelano, movido pelo desespero e sem alternativas, se viu obrigado a fugir e migrar em grandes fluxos para outros países.
Os que ficaram, vivem subjugados pela ditadura e imersos na vulnerabilidade.
No entanto, se esforçava para fingir que não estava nem um pouco preocupado com as ameaças de Trump. Mas aquela sua dança ridícula e irônica sobre um palanque, foi a gota d’água para Trump, que não gostou nenhum pouco de sua encenação.
Além de parecer uma zombaria, Maduro parecia estar zoando com a cara do presidente Americano.
Se deu mal. Trump considerou que o ditador havia passado dos limites ao imitar seu estilo de dançar e cantar nas aparições públicas. Decidiu dar um basta na situação.

O sofrimento imposto por seus algozes é tamanho que até mesmo a dignidade, a maioria perdeu


E isto é um alerta para outros presidentes: não dancem como o Trump!
Brincadeiras à parte, o que consterna, entretanto, é ouvir o presidente Americano numa fala infeliz e xenofóbica, dizer que as pessoas venezuelanas “são as mais feias que ele já viu”.
Impressionante o desprezo diante de tamanha tragédia humana.
São pessoas depauperadas pelo regime Chavista.

Estão famintas, malvestidas e humilhadas. O sofrimento imposto por seus algozes é tamanho que até mesmo a dignidade, a maioria perdeu.
Trump é o homem mais poderoso do Planeta. Quiçá da Galáxia. A resposta que deveria dar ao mundo, sobretudo a quem considera que houve exagero em sua decisão de interferir na Venezuela, é que seu interesse não é apenas o petróleo.
Ele tem poder para restabelecer a democracia na Venezuela. Ser o grande libertador dos venezuelanos. Ordenar que a Delcy baixe a bola. [uma sugestão é também levá-la para um passeio para ela se encontrar com o Maduro]. E devolver para ao povo a diginidade e o direito de realizar eleições e iniciar uma nova era em sua história.
Ah! O petróleo é uma commodities em desvalorização no mercado global.

José Vieira do Nascimento é Jornalista, pós graduado em Comunicação, editor de Mato Grosso do Norte.

Instagram: @ josé vieira _123

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]