Sábado, 10 de Janeiro de 2026

Caderno B Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026, 15:48 - A | A

09 de Janeiro de 2026, 15h:48 - A | A

Caderno B / PERFIL

Um amor delicado

Samuel de Assis foge de clichês para criar o João Rubens de “Três Graças”



AROLINE BORGES/TV PRESS


O trabalho de Samuel de Assis em “Três Graças” tem se destacado pela forma como o ator constrói uma relação conjugal longe dos estereótipos. Ele interpreta João Rubens, marido apaixonado e dedicado, em um casamento de mais de 20 anos. Para o ator, a honestidade e a beleza dessa representação são o que mais o motivam, já que a novela aposta em mostrar um amor maduro, com suas rotinas e afetos, sem perder a intensidade dramática.

“É uma relação de amor de vinte e poucos anos de casamento. Isso é o que mais me deixou feliz, uma representatividade verdadeira. É a realidade do dia a dia que vemos”, afirma.

A construção do personagem também passa pela delicadeza de mostrar os percalços inevitáveis da dramaturgia sem comprometer a veracidade da relação. Samuel ressalta que, apesar dos conflitos necessários à narrativa, há uma leveza e uma alegria em dar vida a João. O ator descreve o processo como prazeroso e divertido, reforçando que a experiência tem sido enriquecedora tanto para ele quanto para o público.

“Claro, vai ter seus percalços porque estamos fazendo uma novela, mas é de uma beleza em todos os sentidos. Está uma delícia fazer. Está divertidíssimo. Espero que o público siga achando isso até o final”, torce.

 Na construção de João, Samuel de Assis enfatiza o perfil de um homem que valoriza a arte, a família e o amor. O personagem é apresentado como pai dedicado e marido apaixonado, alguém que se entrega ao cotidiano doméstico com entusiasmo e admiração. Essa dimensão humana, segundo o ator, é o que o aproxima do papel e o faz se apaixonar pelo personagem a cada cena.

“O João é um adorador de boa arte, um pai maravilhoso, um marido apaixonado e que admira muito essa família, a quem ele se dedica tanto. É um cara muito legal que eu ainda estou começando a conhecer e já me apaixonando por ele”, explica.

O maior desafio, porém, está na parceria com Miguel Falabella, colega de cena e intérprete de seu par romântico. Assis admite que é difícil separar a admiração artística da vivência ficcional, já que contracenar diariamente exige disciplina para não se deixar levar pelo olhar de espectador. O ator sublinha que o exercício é justamente viver a relação, e não apenas contemplá-la, o que dá autenticidade ao trabalho. “Contracenar com Miguel todos os dias e não o assistir, admirando-o. E sim, vivendo essa relação”, elogia.

“Vale Tudo” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.

Entre novelas
Samuel de Assis tem seguido um caminho frutífero na televisão ao longo dos últimos anos. Além de ganhar destaque nas novelas, ela também integrou as três temporadas de “Rensga Hits”, que foi ao ar no final do ano passado na Globo, e está disponível no Globoplay. “Sou apaixonado por ‘Rensga’. A gente virou uma grande família. Esse elenco se ama muito. Ninguém se conhecia inicialmente, mas nos conectamos profundamente. em apenas dois dias de trabalho estávamos todos nos amando”, vibra.

Na última temporada da produção sertaneja, Kevin, papel de Samuel, precisou encarar o rompimento do romance com o astro Deivid Cafajeste, de Alejandro Claveaux. “Foi uma temporada quentíssima e cheia de reviravoltas”, afirma.


Instantâneas

# O ator é natural de Aracaju, capital de Sergipe.

# Na juventude, Samuel jogou basquete, atuando pelo estado de Sergipe e jogando como armador no Flamengo.

# No final do ano passado, Samuel comandou o reality “A Voz do Carnaval”, do Multishow e Globoplay.

# O ator é formado pela Escola de Arte Dramática da USP.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]