Jornal Mato Grosso do Norte
Mequiel Zacarias Ferreira Especial para Mato Grosso do Norte
Aconteceu neste domingo, dia 7, a eleição para presidência de bairro da Associação Bom Pastor que congrega os bairros Guaraná I e II, Bom Pastor e Jardim das Flores. As urnas ficaram disponíveis das 7 às 17h para os votantes, que precisaram apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço.
Depois de um processo tranquilo, acompanhado pelos membros das duas chapas, comissão eleitoral e pelo presidente que deixa o cargo, Élcio de Oliveira, foi eleita a chapa I com 130 votos. A chapa II contabilizou 82 votos e foram registrados cinco votos nulos. O candidato pela chapa II, Vitório Viana, lamentou a falta de participação dos moradores, visto que, os bairros totalizam aproximadamente oito mil pessoas.
A chapa eleita, que tem como presidente Agnaldo Santana e vice-presidente Paulo Soares é composta também por Valdecir Silva, Donizete Dias, Rodrigo Santana e Jurandir Inácio, além de quatro conselheiros fiscais e três suplentes.
No encerramento da contagem dos votos, o presidente que assumirá, pronunciou-se satisfeito e agradeceu a confiança e participação dos moradores. As principais propostas de trabalho da chapa I para o triênio 2016 – 2018 são: organizar a associação e dar melhores condições de uso para a mesma, bem como, responder a demanda apresentada pelos moradores dos bairros.
No encerramento da eleição, em comum acordo, as chapa eleita definiu juntamente com a presidência que está finalizando os trabalhos, a data de 21 de fevereiro para realização da posse. O evento acontecerá na sede da Associação, localizada à Avenida Bom Pastor, as 14 horas.
Na ocasião, Élcio enfatizou que está tranquilo e que repassa os trabalhos para nova diretoria com saldo positivo de R$390,00. Ele descreveu ainda que foram obtidos cerca de R$7 mil no último triênio, visto que, esta diretoria já está no segundo mandato e que esse valor foi arrecadado de bingos e aluguel do salão e revertido em benfeitorias para o espaço da associação, como muro, portão de ferro, pintura, troca do telhado e outros ajustes.
O desafio da nova chapa, agora, é alcançar as necessidades da população do bairro. Marilene dos Santos frisou que as principais necessidades são a iluminação pública adequada e o asfaltamento dos bairros Guaraná e Jardim das Flores.
Além disso, a falta de estrutura da sede da associação também fica entre as maiores cobranças. “A Associação tem que ser mais organizada para gente frequentar com a família. Precisa ser mais ampla, com uma cozinha melhor e iluminação em todo o espaço”, disparou Sérgio Luiz, morador do bairro Bom Pastor.
A organização da associação, enquanto instância promotora do bem estar coletivo e fiscalizadora da gestão pública, também é um grande desafio, visto que, como pontua Élcio, a Associação tem atualmente apenas 10 filiados que contribuem. Além disso, a população acrescenta, como descreve Valdinei Guimarães, que é preciso que a Associação seja mais atuante e presente na vida do bairro e facilite o acesso e diálogo com os moradores, favorecendo a evolução do bairro.
Legenda – Fotos 1 ou 2 – A apreensão ficou visível durante a conferência dos votos, contudo, o clima entre as chapas foi muito amistoso.
Legenda – Foto 3 – Os componentes da chapa: Josué Elias, Donizete Dia, Agnaldo Santana, Paulo Oliveira e Laudelino Borges representaram a chapa na conferência dos votos.