Jose Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
O prefeito eleito de Paranaíta, Osmar Antônio Moreira, o Osmar da Mandacaru (Patriota), de 60 anos, que obteve 3. 952 votos, afirma em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, na manhã desta terça-feira, 24, que está realizando uma transição tranquila e que sua prioridade a partir de 1º de janeiro, é trabalhar de acordo com o seu Plano de Governo.
Eleito numa composição composta por 7 partidos, que elegeu 7 vereadores, Osmar observa que para pôr em prática seu plano de governo, será necessário contar com o apoio da Câmara Municipal. E assegura que seus aliados terão espaço na administração.
“Nós elegemos a maioria. E para fazermos os trabalhos é preciso unir as forças partidárias e as lideranças do município. Temos que unir forças para continuar com os investimentos e aproveitar o bom momento econômico para Paranaíta seguir avançando. Para isso é importante uma boa relação entre o prefeito e os vereadores”, observa.
Com a forte chegada da ‘grande agricultura’ em Paranaíta o futuro prefeito acentua que no início da administração terá que fazer um planejamento com relação as estradas municipais, principalmente as que dão acesso as propriedades que tem grande produção de grãos, para garantir não apenas o escoamento, mas também o translado das máquinas e equipamentos usados nas colheitas. “Vamos ter que fazer um estudo e planejar, para dar condições aos produtores. Ir eliminando as pontes de madeiras”, disse.
Apesar de ter projetos audaciosos, mas plausíveis em função do fluxo de caixa do município pelo pagamento de royalties pelas usinas hidrelétricas, seu plano de governo prioriza investimentos e incentivos para a Agricultura Familiar e as micros e pequenas empresas para fomentar a geração de renda.
Neste aspecto, Osmar assegura que a prefeitura municipal irá investir R$ 1 milhão para incentivar a Piscicultura em Paranaíta. Conforme ele, através de uma parceria com o IFMT -Instituto Federal de Mato Grosso - irá distribuir alevinos, assim com levar apoio e assistência técnica para os pequenos agricultores que aderirem a esta atividade.
Outra ação inerente a Agricultura Familiar é a criação de um programa no município para o incentivo à lavoura do café. “Vou enviar um projeto de lei para a Câmara para criar o programa de incentivo a lavoura de café, com a distribuição de mudas de café clonais aos agricultores familiares. O município também vai entregar um kit irrigação para os agricultores. Paranaíta tem potencial para se destacar na produção da Agricultura Familiar e nossa administração estará levando apoio ao pequeno agricultor”, assegura Osmar.
A prefeitura de Paranaíta, na futura gestão do prefeito eleito, também irá criar um programa de transferência de embriões para melhorar a qualidade do rebanho bovino leiteiro.
Com parte dos recursos que a prefeitura de Paranaíta recebe de royalties [que só podem ser aplicados em custeio e investimentos] o futuro prefeito pretende construir uma Escola Integral em Paranaíta, para o município passar a ser referencia em Educação.
Ele afirma também que Paranaíta irá investir no Turismo e já no primeiro ano de sua administração, o Fest Praia [evento tradicional e que foi interrompido na atual gestão] será retomado. Osmar assegura, neste prisma, que irá construir uma praia artificial permanente.
Asfalto - Também são metas da administração, asfaltar o trecho entre a cidade de Paranaíta e o assentamento São Pedro. Segundo Osmar, outra ação importante já para o primeiro ano de administração, é um convênio assinado entre a prefeitura de Paranaíta e o governo estadual para asfaltar 57 quilômetros na MT 208, entre Paranaíta e Apiacás.
Em 2021, conforme o futuro gestor, a prefeitura irá continuar recapando os asfaltos da cidade. Já o Departamento de Água e Esgoto de Paranaíta - o DAE- receberá investimento da administração. Segundo ele, Paranaíta receberá dois grandes loteamentos a partir do próximo ano e será necessário fazer o investimento para garantir o abastecimento de água.