Domingo, 13 de Outubro de 2024

Política Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024, 14:36 - A | A

13 de Setembro de 2024, 14h:36 - A | A

Política / Peixoto de Azevedo

Candidato aponta importância de fortalecer atividade garimpeira em Peixoto



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Em Mato Grosso há vários municípios em que o setor de mineração exerce forte participação na economia local. Diante disto, o segmento busca representatividade política, tanto nas Câmaras Municipais como no poder executivo. Na eleição de 2024, há 12 candidatos que se declararam em suas atividades e ocupação, como garimpeiros, sendo 11 candidatos a vereador e 1 candidato a prefeito.

Em Peixoto de Azevedo, a atividade garimpeira ainda ocupa uma grande quantidade de pessoas entre grandes, médios e pequenos mineradores. A produção de ouro representa o principal fator econômico do município.

No entanto, os garimpos do município tem sido alvos de investigações dos órgãos fiscalizadores, como Sema, Ibama e as policiais Civil, Militar e Federal. Portanto, há necessidade de o setor ampliar a participação política, visando o fortalecimento e organização da classe.

O candidato a prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulinho do Posto (MDB), se identifica no registro de candidatura junto ao TSE (Tribunal Superior eleitoral), como garimpeiro.

Segundo ele, mais de 60% da economia do município de Peixoto depende do garimpo. “Temos que valorizar esta profissão. É disso que eu vivo hoje, assim como mais de 60% da nossa economia depende dos garimpos”, comenta.

De acordo ele, a principal vocação de Peixoto é a atividade garimpeira. Por isso, há necessidade de organizar para fortalecer a classe. “Nossa economia depende disso. Por isso tenho um projeto bacana com a Secretaria de Mineração e com toda a classe garimpeira para fortalecer e organizar este segmento em Peixoto de Azevedo”, enfatiza Paulinho.

Um dos focos, conforme Paulinho, é legalizar os garimpos ilegais e conscientizar o garimpeiro, para trabalhar de forma sustentável, para evitar danos ambientais e ações que contrariam a legislação.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]