Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024

Política Segunda-feira, 18 de Maio de 2020, 00:00 - A | A

18 de Maio de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração contra Crianças e Adolescentes



 

 

 Eu Elaine Pilegi atual presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em nome de todos os conselheiros, do Conselho Tutelar (CT), do Centro de Referência Especializado de assistência Social (CREAS), da Secretaria de Assistência Social, compartilho aqui neste meio de comunicação algumas palavras referente à campanha do dia 18 de maio Faça Bonito nas Redes Sociais. Dia Nacional de Combate ao Abuso e a exploração Sexual Contra Crianças e adolescentes.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Esse ano, mais uma vez em alusão ao dia, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes vêm ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores nessa ação. No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19) As ações estão sendo divulgadas online.

Nesse 18 de Maio são 20 anos "fazendo bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes e nós estamos dispostos a continuar nos mobilizando sobre isso. Esperamos que você também esteja!

                                                          

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]