Reportagem
Na terça-feira, 25, o prefeito de Guarantã do Norte Érico Stevan Gonçalves, recebeu o Prêmio Band Cidades Excelentes em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. O prefeito recebeu o prêmio das mãos do presidente da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), Leonardo Bortolin. O Prêmio foi entregue no evento “AMM Itinerante” que está sendo realizado no município de Matupá nestes dias 25 e 26.
O Prêmio Band Cidades Excelentes veio para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.
Sua criação parte de quatro premissas:
-Reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal
-Incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública
-Compartilhar os municípios que são referência em soluções de gestão para inspirar outros municípios
-Valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população
A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila.
A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 73 indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para cada pilar, os municípios serão separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local:
Categorias populacionais
-Menor ou igual a 30 mil habitantes
-Entre 30 mil e 100 mil habitantes
-Acima de 100 mil habitantes
ETAPA NACIONAL
Na Etapa Nacional estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da Etapa Estadual, premiando os melhores desempenhos nos 6 Pilares e no IGMA. Para a premiação Nacional, os pilares e categorias populacionais se mantêm os mesmos da Etapa Estadual. Já, para o IGMA, a categoria populacional é diferente da estadual, conforme abaixo:
Categorias populacionais
-Menor ou igual a 30 mil habitantes
-Entre 30 mil e 100 mil habitantes
-Entre 100 mil e 500 mil habitantes
-Acima de 500 mil habitantes
-Capitais