José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
O vereador Valter Neves Moura (PDT) de Guarantã do Norte está formando na Câmara Municipal o bloco da Agricultura Familiar, formado até agora, por ele próprio e os vereadores Zé França e Demilson da Páscoa.
Segundo o parlamentar, a finalidade será criar um Plano Municipal da Agricultura Familiar, para discutir a implantação de políticas públicas que valorizem a apoiem ao pequeno agricultor no município.
“Fiquei sozinho no PDT e vou deixar público que desenvolverei um mandato independente, para atender os anseios da população, apoiando o executivo em matérias relevante para a sociedade. E criaremos este bloco para levar apoio à Agricultura Familiar através da elaboração do Plano voltado para o setor”, disse.
Para Valter, é importante a ampliação do debate no âmbito municipal, para diferenciar o Agronegócio da Agricultura Familiar.
“O pequeno agricultor cresce quando pensa como pequeno. Não cresce quando pensa como grande. Para ser grande tem que pensar como pequeno e agir como pequeno”, observa.
Ele considera como uma ação importante abrir pontos de comércio para as pequenas indústrias que já tem o selo Municipal. O selo favorece os produtos caseiros, que não exige uma inspeção mais rigorosa, atendendo a fabricação de queijo, doce, mandioca descascada, pão e da bolacha, produtos fabricados pela agricultura familiar.
“O selo municipal foi uma iniciativa importante do prefeito que teve a minha ajuda, assim como na votação do Código Ambiental. E temos que criar oportunidades para os pequenos terem mercado para seus produtos. Hoje, temos exemplos em Guarantã, de famílias que vivem bem e com qualidade de vida na pequena propriedade”, pondera