Reportagem
Mato Grosso do Norte
Em sessão no Senado, Jayme Campos (União Brasil) aproveitou para cumprimentar a estudante Letícia Pimenta Mageski, da Escola Estadual Rui Barbosa, de Alta Floresta, que participa do programa Jovem Senador, instituído pelo Senado Federal.
O programa visa fomentar a participação dos jovens estudantes na política com discussões em torno do papel do Poder Legislativo e do exercício da cidadania. “Os trabalhos selecionados pelo programa são dignos de reconhecimento”, frisou ao defender o fortalecimento da educação política entre os jovens.
Jayme Campos é autor sob Projeto de Lei nº 4711/19, que destina 2% dos recursos do Fundo Partidário para programas de promoção da participação e formação política do público jovem.
Selecionada pelo Senado da República no processo seletivo do Programa Jovem Senador 2024, a estudante Letícia Pimenta Mageski, de 17 anos, representou Mato Grosso na Semana de Vivências Legislativas 2024, em Brasília, de 05 a 09 de agosto.
O programa seleciona um estudante da Rede Pública estadual de todo o país para representar o seu estado no Congresso Nacional. Neste ano, Mato Grosso teve 6.719 estudantes inscritos, de 819 turmas de Ensino Médio, nas 14 Diretorias Regionais de Ensino.
Cursando o 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Rui Barbosa, Letícia passou por seleções feitas por equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do próprio Senado.
O Jovem Senador tem como objetivo incentivar os selecionados do ensino médio a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal no Brasil, além de estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.