José Vieira
Mato Grosso do Norte
O vereador de Carlinda, Manoel Rodrigues de Souza (MDB), o Nelo, de 65 anos e no exercício do quinto mandato não consecutivo é o segundo parlamentar mais longevo da história do município, com 16 anos completos na Câmara Municipal.
Natural de Minas Novas [MG] chegou em Carlinda em 1983 antes da emancipação, que aconteceria somente em 1996. Entrou para a política no ano 2000, quando se elegeu para o 1º mandato. Na eleição seguinte, em 2004 foi candidato a vice-prefeito, mas sofreu sua única derrota na carreira e ficou fora da Câmara por 11 anos.
Neste período foi secretário de Agricultura em Alta Floresta no mandato da ex-prefeita Maria Izaura. De 2006 a 2008 foi secretário do Cidvat [Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico]. E na eleição de 2012 se elegeu novamente vereador e foi reeleito nas três eleições subsequente: 2016, 2020 e 2024.
Não vou entrar em conflito por causa disto, mas coloco nas mãos de Deus. Se acontecer, estou pronto!
A idade não é obstáculo para a parlamentar. Apesar de sexagenário está no pique e mantém uma agenda política de muitas atividades.
De estilo popular, Nelo é atuante na área social. Sai cedo para as visitas e além de seu gabinete na Câmara Municipal, também mantém um escritório para atender as muitas pessoas que lhe procuram todos os dias em busca de alguma ajuda, principalmente para o encaminhamento de aposentadorias.
Longe de se considerar um ‘dinossauro político’, Nelo assegura que ainda tem fôlego para ir longe.
“Minha disposição continua e sigo com meus trabalhos sociais e políticos, no mesmo ritmo que fiz ao longo da vida, não penso em aposentadoria e pretendo seguir servindo o povo de Carlinda”, vaticina o vereador.
E diz que não há segredo para conseguir se eleger sucessivamente diversas vezes. Para ele, o que lhe mantém na política é o bom atendimento que presta ao povo. “Nunca deixei meu povo desamparado. Sempre atendo bem todos que me procuram”, enfatiza.
Entre os projetos que apresentou ao longo de sua carreira, destaca o que criou em Carlinda a Semana do Meio Ambiente.
Ele ainda sonha em ser prefeito de Carlinda. “É algo que eu não descarto, tenho o sonho de ainda ser. Não vou entrar em conflito por causa disto, mas coloco nas mãos de Deus. Se acontecer, estou pronto!”, observa Nelo.
Mas caso isto não venha acontecer, o experiente parlamentar avalia que cumpriu sua missão. “Minha história é bonita. Ajudei muitas pessoas”, tergiversa.
Nunca deixei meu povo desamparado. Sempre atendo bem todos que me procuram
Na eleição de 2024, esteve na marca do pênalti. Por pouco não perdeu. Porém, ele atribui que a troca de partido e mudança de número, interferiu em sua votação. “Fui candidato três vezes com o mesmo número e os eleitores sabiam de cor. Eu atribuo a esta mudança esta queda nos meus votos. Quem saiu candidato com meu número anterior foi bem votado. Foi a eleição que tirei menos votos. Quase perdi!”.