Governador eleito afirmou que irá cortar gastos e combater a corrupção.
O governador eleito Pedro Taques (PDT) declarou, durante entrevista em Cuiabá que irá abrir a “caixa-preta” dos governos Blairo Maggi (PR) e Silval Barbosa (PMDB) após tomar posse em 1º de janeiro de 2015.
Um levantamento está sendo realizado pela equipe de transição, atendendo a Lei da Transparência, e trará todas as informações sobre as contas públicas do Estado de Mato Grosso.
“Avalio que Silval não tenha recebido dívidas do governo Maggi, porque ele estava lá, era vice governador, não há como receber o que é seu. No final de novembro ou dezembro vou convocar uma audiência pública e mostrar ao cidadão como se encontra o Estado”, declarou ele.
Umas de suas primeiras ações como governador será o corte de gastos no orçamento, a redução e fusão de secretarias, além da dispensa de parte dos comissionados. Segundo Taques, ainda não há dados precisos sobre a situação financeira do Estado, mas é clara a necessidade de cortes e do combate efetivo à corrupção.
“Temos que cortar gastos e em muitos lugares tem muita ‘gordura’ que pode ser cortada. Temos que combater a corrupção. Alguns dados nos revelam que combatendo a corrupção, e cortando gastos temos a possibilidade de trabalharmos com as prioridades. E também melhorar a qualidade dos investimentos”.
Um exemplo de desperdício de dinheiro citado por Taques é o aluguel de imóveis particulares para sediar órgãos públicos, enquanto prédios do Estado permanecem desocupados. O governador afirmou que uma de suas metas para o primeiro ano de mandato será a recuperação de crédito para Mato Grosso.
“Não é possível que o Estado de Mato Grosso tenha um crédito que pode ser recuperado e o percentual de recuperação seja um dos menores do Brasil. Mato Grosso teria quase 11 bilhões em créditos pra receber. Muitos desses créditos são chamados ‘podres’, que não existe mais patrimônio para sustentá-lo”, completou Taques.