José Vieira
Mato Grosso do Norte
A decisão da prefeita de Carlinda, Carmen Martines (União), de renunciar ao mandato por não aceitar a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a presidência da República, está gerando um clima de instabilidade política em Carlinda. A prefeita, mesmo diante de apelos de lideranças de seu grupo político, tem se mostrado irredutível em sua decisão e reitera que, “caso Lula assuma mesmo”, renunciará.
Em Carlinda há muita preocupação por parte de vereadores, secretários municipais e da própria população.
O presidente da Câmara Municipal de Carlinda, vereador Henrique Bertipaglia Martines (União) disse à Mato Grosso do Norte, nesta quinta-feira, 3, que já foram realizadas várias reuniões em que a questão foi tratada com a prefeita, para tentar convencê-la a não desistir de seu mandato. No entanto, disse que ela já tomou sua decisão e não cogita voltar atrás.
“Já tivemos reuniões e tratamos desse assunto. Mas infelizmente sempre tivemos a mesma resposta da prefeita: "eu só continuo a frente da gestão caso o ex-presidente Lula não assuma. Eu não compactuo com o tipo de gestão que ele quer para o Brasil”, ressalta Henrique reproduzindo, segundo ele, as palavras da própria Carmem.
O presidente acentua que a situação se complica ainda mais porque a prefeita está fazendo um excelente mandato, o que deixa a população bastante apreensiva, no caso de alternância de poder.
“Ela está fazendo um mandato primoroso. Nestes 6 anos a frente da prefeitura deu cada gota de suor pela população. Mas segundo ela, tem que pensar nela também e na família. Pois tem medo de ocorrer em uma futura gestão do Petista, situações como no passado. E ela, por sempre falar a verdade e não guardar, acabar sendo prejudicada, ou até mesmo cerceada de seus direitos. O modelo de país que estamos vendo hoje é que não podemos criticar os poderosos da esquerda. Faça isso e sofram as consequências”, observa Henrique.
Carmem é diferenciada no trato com seu povo e com o recurso público. Zela por ambos como poucos. Porém, tem deixado um legado. Hoje temos a frente do município pessoas honestas e trabalhadoras
O parlamentar não tem dúvida que a população de Carlinda, de alguma forma, sofrerá prejuízos e será prejudicada com a renúncia da prefeita. Segundo ele, os moradores de Carlinda perderão uma ‘mãezona’.
Porém, assegura que caso a prefeita realmente deixe o mandato, a Câmara dará toda sustentação para que o vice- assuma e toque a administração do município.
“Carmem é diferenciada no trato com seu povo e com o recurso público. Zela por ambos como poucos. Porém, tem deixado um legado. Hoje temos a frente do município pessoas honestas e trabalhadoras. Tanto na pessoa do vice-prefeito, Pastor Fernando, quanto na Câmara de Vereadores. Caso ela realmente saia, daremos todo suporte necessário para seu sucessor continuar o ótimo trabalho que vem sendo feito. hoje nosso município não tem grupos distintos no Executivo e Legislativo, temos uma união total em prol a nossa população”, disse.
Entretanto, o vereador afirma que o clima é de profunda tristeza e preocupação em Carlinda em função da decisão da prefeita de deixar o comando da prefeitura.
“Eu, assim como a população de Carlinda, estou muito triste com essa decisão. Caso se oficialize, iremos perder uma das melhores prefeitas do Estado. Porém compreendo os motivos que a levaram a tomar essa decisão. Carmem e uma mulher honesta e trabalhadora. Assumiu um município numa situação caótica, devendo quase 1 ano aos fornecedores, porque o governo federal não pagava os municípios. Creio que ela se preocupa em voltar esse modo de gestão Federal e não conseguir fazer pelo seu povo o que tem feito até agora. Uma pena, mas compreendemos a preocupação dela e as razões que a levaram a tomar tal decisão”, analisa.