José Vieira/ Mato Grosso do Norte
O presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta (União) disse em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, que sua meta principal deste ano é concluir o projeto de sua iniciativa, de implantar novas tecnologias para deixar a casa de leis mais.
“No final de 2025 fizemos a compra de novos aparelhos que já estão sendo instalados, um novo equipamento de som, equipamentos de transmissão das sessões para que a população possa acompanhar ao vivo as sessões. O sistema antigo não é de qualidade, cai muito e dificulta para o cidadão que está acompanhando nas plataformas. Estamos melhorando o sistema, as Câmeras e qualidade da internet. É chato para a Câmara está discutindo uma pauta importante e cai a transmissão”, relata Thawê.
“Nem sempre as pessoas podem vir pessoalmente na sessão, mas podem assistir pelo Canal da Câmara no youtube. Então, em 2026 estaremos finalizando este processo de melhorar os equipamentos tecnológicos internos na Câmara”, reitera.
Bom relacionamento - No ano de 2025, conforme Thawê, o relacionamento entre os poderes executivo e Legislativo foi de diálogo e tranquilo, com cada poder trabalhando com autonomia, visando os resultados para a população, mas com muito respeito.
Ele enfatiza que em dezembro, a Câmara votou a autorização de 5% do remanejamento orçamentário por parte do Executivo, mas deixa claro que não tem nada a ver com brigas políticas entre os vereadores e o executivo municipal.
“Estamos sempre mantendo o diálogo com o prefeito, votando com responsabilidade, mas trabalhando em parceria com o executivo, visando construir cada vez mais uma cidade melhor para se viver”, aponta.
Novo momento - O vereador Thawê Dorta analisa que Peixoto de Azevedo vive um novo momento na gestão pública, com resultados expressivos em benefício da sociedade. Ele cita a quantidade recorde de maquinários e equipamentos que o município recebeu, provenientes de emendas de deputados, governo e senadores.
“É uma honra para nós receber estas emendas do senador Jayme Campos, do governador Mauro Mendes, do deputado Dilmar Dal Bosco, de outros deputados estaduais e federais e dos Ministérios do Governo Federal. Esses maquinários são as ferramentas que Peixoto precisava para mudar a estrutura de atendimento do município”, relata Thawê.
Conforme o presidente da Câmara, a expectativa é que 2026 seja um ano de muitas conquistas para Peixoto, com a construção de muitas obras de infraestrutura, na Educação e Saúde. “Há uma promessa do poder executivo e estamos com muitas expectativas positivas. E quanto a mim estarei aqui na Câmara para apoiar e votar todas as leis que forem do interesse de nosso município”, aponta.










