Segunda-feira, 24 de Junho de 2024

Política Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2018, 00:00 - A | A

06 de Dezembro de 2018, 00h:00 - A | A

Política /

Prestação de Contas do Prefeito Asiel, na Câmara, atende expectativa: A população precisa saber



Carlos Alberto de Lima/Ascom

 Diferentemente do que acontece em outras sessões ordinárias da Câmara de Vereadores, na última terça-feira a sessão foi em quase sua totalidade dedicada à prestação de contas do Executivo Municipal, protagonizada pelo prefeito Asiel Bezerra que expos aos vereadores e aos presentes, a situação de cada uma de suas secretarias em relação aos trabalhos realizados durante o ano de 2018.

Saúde; Educação; Infraestrutura; Esporte, Cultura e Juventude; Agricultura e Pecuária; Meio Ambiente; Assistência Social foram os setores esmiuçados no pronunciamento do Prefeito com destaque para a Saúde com a casa de apoio em Cuiabá e o Centro de reabilitação que está sendo construído atrás da praça cívica.

A Educação com o transporte escolar que atende mais de cinco mil alunos, as mais de 1000 crianças inscritas no Programa Bolsa Família, três escolas em construção, a creche do Panorama sendo finalizada pelo pessoal da prefeitura e reeducandos do programa Nova Chance, as Creches do Imperial, do Bom Pastor e Capacitação dos profissionais.

Na Infraestrutura que atende os 2 mil e poucos quilômetros de malha viária só do município e que, somadas às do Estado e as do outro lado do rio, no Pará, ultrapassa os três mil quilômetros. A construção de pontes e bueiros, o asfalto no perímetro urbano “fizemos muito pouco esse ano devido aos nossos equipamentos estarem danificados, mas o ano que vem certamente faremos mais”. A lama asfáltica onde temos algumas emendas de deputados, mas que enquanto isso a equipe está trabalhando, “mas tem-se que passar a lama”.

No Esporte, Cultura e Juventude – mais de 500 alunos matriculados na Secretaria de Esporte, o apoio às artes marciais citando o nosso campeão mundial Zé Esquiva. Atende a parte competitiva e também a preventiva que é tirar da rua, crianças e adolescentes. A conquista da Miss Mato Grosso. A Fanfarra Municipal. O festival de natação, os jogos escolares.

Agricultura e pecuária, agronegócio, a secretaria tem técnicos para atender os produtores, o Pro Café em parceria com o governo do estado, a piscicultura, o cacau clonado. A bacia leiteira, a implementação do viveiro, o encontro de expansão agrícola e o estradeiro até Santarém, o terceiro estradeiro com o objetivo de mostrar às nossas autoridades maiores o nosso potencial, um crescimento ordenado. A conclusão da ligação de Carlinda ao município de Novo Mundo, como a nossa principal reinvindicação. As Parcerias com o Indea, Empar e UNEMAT. O caminhão da cooperativa Ouro Verde (emenda do deputado Carlos Bezerra).

O Meio Ambiente – O aterro sanitário onde estamos tendo parceria com o Ministério Público e catadores. A regularização fundiária com os títulos das vilas rurais e gleba Jacaminho (parceria prefeitura e Intermat). O Projeto Olhos D’agua da Amazônia. O Programa Adote Uma Nascente.

Na Assistência Social. Com a Melhor Idade, o Bolsa Família, o Centro de Convivência do Idoso, que esse ano atendeu seis mil e poucos idosos. Seis mil e poucas pessoas cadastradas no Bolsa Família (no Cadastro Único). O CREAS que na observação do Prefeito é a ‘alta complexidade da assistência social’ e o CRAS, comparado com a ‘atenção básica’. O Família Acolhedora. A Pinardi e a Casa Lar que atende as crianças e adolescentes e a construção de um novo CRAS com sede própria. O repasse de 155 mil reais ao Lar dos Idosos e mais 90 mil reais anuais para o Lar Santa Isabel. Por fim, fez o convite para o Natal é Luz que acontecerá dia 09 de dezembro às 19 horas no estacionamento do Del Moro, com distribuição de doces e brinquedos.

Findado os 45 minutos colocados à sua disposição, o presidente daquela Casa de Leis Emerson Machado passou a palavra aos vereadores para que fizessem perguntas e ou questionamentos ao prefeito.

Satisfeitos com a presença e explanação do Prefeito, os vereadores, em maioria, se puseram mais a agradecer o chefe do Executivo, a parabenizá-lo e salvo exceções de alguns que cobraram respostas em relação às suas reivindicações e demandas sobre concurso público, principalmente na Saúde, abordadas pelos vereadores Mequiel Zacarias, Elisa Gomes e Charles Miranda, Asiel esclareceu que devido ao problema com o índice da folha e sendo que o município recebe repasse em cima de 50 mil com uma população real estimada em 70, o índice da folha acaba sendo superado e para a realização de concurso tem-se que ter a autorização do Tribunal de Contas que a prefeitura vem pedindo essa autorização. “Hoje temos no máximo 60 cargos comissionados. Os contratos são todos por teste seletivo”, frisou Asiel.

Respondendo o questionamento do vereador Demilson sobre um financiamento do Banco do Brasil para aquisição de maquinários, o prefeito Asiel disse estar caminhando, seguindo os trâmites burocráticos, mas que acredita que até o inicio do ano ele será liberado, assegurou.

À vereadora Elisa que mais questionou a pasta da Saúde, o prefeito a agradeceu e salientou que apesar de ser um problema no país inteiro, a sua prioridade é a atenção básica, onde se construiu em seu mandato oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e algumas reformas. “Quando eu entregar o mandato, quero que todas estejam em bom estado. Hoje temos apenas duas unidades sem médicos, um problema que logo será resolvido”, anunciando “já estamos com três médicos do programa Mais Médicos do Governo Federal. E quanto a Unidade de Pronto atendimento (UPA) quero aproveitar os reeducandos e finalizá-la como está acontecendo com a creche do Panorama”.

Apesar dos elogios, o prefeito foi amplamente cobrado, inclusive pelo presidente da Câmara, vereador Emerson Machado, pela falta de divulgação de sua administração: “O senhor tem feito muito prefeito, mas a população não fica sabendo, o senhor precisa divulgar melhor o seu trabalho. Só fazer não é o suficiente, temos que divulgar”, frisou Machado aproveitando para convidar a população para a audiência publica para discussão da planta genérica de valores que será realizada nesta sexta-feira, às 19 horas, na Câmara.

À imprensa o prefeito fez uma avaliação de sua prestação de contas: “Minha avaliação foi muito boa, apesar do tempo de 45 minutos ser curto, então fizemos um resumo do resumo porque são muitas ações, muita coisa foi e está sendo feita, muitas ações foram desenvolvidas”, pontuou. Deixando registrado o recurso para a lama asfáltica de uma emenda apresentada pelos deputados Romoaldo Junior, Silvano Amaral e deputado Ninino, no valor de 2 milhões que já foi aprovada e empenhada faltando apenas a liberação do dinheiro em conta, mas que em conversa com um empreiteiro a obra será feita.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]