Terça-feira, 25 de Março de 2025

Política Terça-feira, 10 de Maio de 2016, 00:00 - A | A

10 de Maio de 2016, 00h:00 - A | A

Política /

Projeto Olhos D



Assessoria Projeto Olhos D’ Água da Amazônia

 

O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo, participa nesta terça-feira (10.05), da cerimônia onde serão conhecidos e premiados os 12 prefeitos que executaram em seus municípios os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios. A cerimônia de premiação acontecerá na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, às 18h.

No caso de Alta Floresta, a participação na IX Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), esta relacionada a questão ambiental, através do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SECMA).

No mês de março, técnicos do Sebrae estiveram no município fazendo uma visita técnica nas propriedades inscritas para demonstrar a eficácia do projeto. O objetivo do prêmio é reconhecer a capacidade administrativa de gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados alcançados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

A entrega do prêmio em nível estadual acontece no dia 08/06 em Alta Floresta. O Prêmio é dividido em etapas estaduais e nacional, dentre as categorias estão: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

Para concorrer ao prêmio, à equipe coordenada pela gestora na época a ex-secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, inscreveu o projeto Olhos D’ Água da Amazônia: Estratégia de Gestão Ambiental em Alta Floresta, nas categorias: Inovação e Sustentabilidade e Melhor Projeto. O PRODAM fase II teve início em 16 de setembro de 2013 e tem término previsto para 16 de março de 2016, onde beneficiou diretamente a sociedade altaflorestense, principalmente quando se trata de recuperar passivos ambientais com a recuperação de nascentes, cursos de rios, pois proteger os recursos hídricos não é apenas um dever do proprietário rural, mas sim de todos que fazem parte da região.  

O projeto Olhos D’ Água da Amazônia, teve como principal financiador o Fundo Amazônia/BNDES, com recursos não reembolsáveis R$ 7.182.970,00, durante os 30 meses de execução, onde mais 68% desses recursos foram aplicados diretamente ao produtor, com aquisição de trator, retroescavadeira hidráulica, aquisição de lascas de itaúba, arame, calcário, kits de ordenha, material para consolidação das Hortas Orgânicas, além de materiais como GPS, veículos.

Conforme o coordenador executivo do PRODAM, José Alesando Rodrigues, esse prêmio é motivo de alegria para toda equipe. “Demonstra que estamos no caminho certo, executado políticas públicas ambientais que geram resultados positivos para o município”, destaca.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]