Reportagem
Mato Grosso do Norte
O partido Republicanos de Alta Floresta, segundo o presidente da sigla no município, Sady de Moura, segue convicto com o projeto de lançar candidatura própria na majoritária nas eleições municipais deste ano.
O Republicanos, segundo ele, foi o primeiro partido a definir seu pré-candidato a prefeito ainda em 2019, quando em um consenso, os demais postulantes ao cargo decidiram abrir mão a favor do empresário Roberto Rivelino, o Robertinho, que teve seu nome definido como pré-candidato da sigla.
“O Republicanos é formado por um grupo de pessoas aqui no município, que são servidores públicos, empresários, profissionais liberais. Não somos profissionais da política. Nossa meta é apresentar uma alternativa de renovação para a sociedade, com bases em novos conceitos. Portanto, não queremos depender da política como uma fonte de renda. O que queremos e dar a nossa contribuição para o município. Assim, estamos prontos para conversar com outros partidos no sentido de construir alianças, mas também, se for o caso, temos disposição para sairmos sozinhos para a disputa e levar nossas propostas de renovação política para a população”, frisa Sady.
O presidente diz que entre os filiados do partido há nomes suficientes para preencher as vagas de candidatos a vereadores, com o percentual unissex. “Escolhemos nossos pré-candidatos com a preocupação de haver representantes nos diversos segmentos, seja na Educação, funcionalismo público, agricultura familiar e demais setores da sociedade. São pessoas novas na política. E o pré-candidato a prefeito do Republicanos está com muita disposição e entusiasmo para enfrentar a campanha”, observa.
Partindo do mesmo raciocínio, o pré-candidato a prefeito Robertinho, assegura que o Republicanos está aberto ao diálogo com outras siglas, ressaltando ter consciência da importância das alianças políticas para obter êxito no resultado das eleições.
Porém, não descarta a possibilidade de disputar as eleições sem coligação com outros partidos, caso não seja possível a formatação de um entendimento.
“Estamos com disposição para participar das eleições e aceitamos o apoio de todos que anseiam por uma nova política, onde os interesses da sociedade estejam no centro das prioridades. O propósito dos republicanos é pensar Alta Floresta para o futuro, conclamar a população para participar das decisões políticas e discutirmos o que é melhor para o município. Por isso, não vamos negociar secretarias, negociar cargos para formar alianças políticas. Quem quiser apoiar este projeto, será bem aceito, mas deve saber que não iremos abrir mão destas prerrogativas. Assim como nós, na hipótese de apoiarmos outro candidato, também não iremos exigir cargos em troca de nosso apoio”, assegura Robertinho.
Segundo ele, o Republicanos de Alta Floresta recebeu autonomia do diretório estadual do partido, para tomar as decisões que achar mais convenientes com vista ao pleito eleitoral. “A nossa pré-candidatura tem o apoio das principais lideranças republicanas do Estado. Tanto do ex-deputado federal Adilton Sachetti, presidente do diretório estadual, como o deputado estadual Valmir Moretto. Ambos estão nos apoiando”, sintetiza.
Robertinho enfatiza que neste período que antecede as convenções partidárias, o Republicanos está aberto ao diálogo e segue conversando com outras siglas.