José Vieira do Nascimento
Editor de Mato Grosso do Norte
O vereador Adimilson Mota (PSD) deverá ser definido como o candidato do grupo da base de sustentação do prefeito Tony Rufatto, à presidência da Câmara Municipal de Paranaita. O atual presidente da Câmara, vereador José Domingos, o Birobiro (PSDB), que também se coloca a disposição do grupo para uma possível candidatura à reeleição, admitiu, no entanto, que sua prioridade não é permanecer na presidência.
“Estou passando pela experiência e vou deixar para quem ainda não foi presidente. Posso até ser candidato se não tiver outro nome e o grupo falar que tem que ser eu. Neste caso, não fujo do compromisso e estarei à disposição do grupo para o que der e vier”, observou o vereador, que foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo.
De acordo com Birobiro, hoje tem colocado os nomes dos vereadores Elvis Pedroso, Adimilson Mota e mais o vereador Rusdaell Barbosa (PMDB). Todavia, ele defende que haja um consenso na escolha da próxima mesa diretora da Câmara de Paranaíta.
Birobiro diz que o próximo presidente deveria ser alguém que ainda não ocupou o cargo
“Eu estou à disposição para conversar com todos e o que for definido, dentro de um consenso, vou apoiar. Acredito que o nosso grupo vai permanecer unido e todos os quatros vereadores que foram eleitos na coligação tem condições de presidir a Câmara. A vereadora Nicéia avisou que não tem pretensão pelo cargo. Restam os vereadores Adimilson e Elvis”, frisa o presidente.
Birobiro disse que pretende conversar com o prefeito Tony Rufatto (PSDB) para saber que ele vai apoiar alguém. “Temos que ver o que o prefeito acha, se ele terá um candidato que queira eleger”, observar.
Ele não descarta votar, inclusive em alguém que seja da oposição caso o nome seja um consenso dentro do grupo. “O que eu priorizo é o que for melhor para Paranaíta. Eu não teria problema em votar no Rusdaell, ou em qualquer outro vereador”, assegura.
Já o vereador Adimilson Mota disse que está no páreo na disputa pela presidência, e que a sua única divergência seria o vereador Birobiro, que havia dito que não abriria mão de ser candidato à reeleição.
Conforme o parlamentar, o vereador Elvis Pedroso (PSB) não significa nenhum obstáculo para sua candidatura à presidência. “Com o Elvis não há problema. Se eu for candidato ele vota em mim e se ele for, eu voto nele”, declarou.
Para Adimilson, quem já foi presidente deveria abrir espaço para os vereadores que ainda não foram, se referindo aos vereadores Rusdaell Barbosa, Netinho e Birobiro, que já ocuparam o cargo e que são potenciais candidatos.
O vereador espera contar com o apoio do prefeito tony Rufatto para reverter a vantagem que a oposição, que elegeu 5 vereadores, tem sobre o grupo do prefeito, que elegeu quatro parlamentares. (Se eles fecharem, a presidência será deles”, enfatiza.
“Eu acredito que o prefeito me apoie. Depois da eleição conversei com ele e ficou claro que ele quer alguém do grupo na presidência. É difícil dizer se faremos ou não a presidência. Para isto, alguém de lá teria que abrir e vir para o nosso lado. Acho que uma conversa, um pedido do prefeito, iria pesar”, avalia Adimilson.
O vereador, que foi reeleito para o segundo mandato, prevê dificuldades para a administração municipal caso a oposição decida por uma candidatura do vereador Netinho. Já Rusdaell, que já fez parte da base do prefeito, talvez tivesse uma atuação mais amena.