Reportagem
Mato Grosso do Norte
O vereador Adelson da Silva Rezende (PDT), o Adelson Servidor, através do ofício de gabinete 016/2021, pediu renúncia do cargo de segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Alta Floresta.
O vereador alega no oficio que, passados 6 meses, ou seja, 180 dias da atual legislatura e por até agora não ter sido convocado para nenhuma reunião da mesa diretora e nem ter conhecimento dos balancetes financeiros do primeiro semestre, decide deixar o cargo que ocupa na mesa diretora do poder Legislativo Municipal.
“Por não ter participado de nenhuma reunião referente aos desígnios deste Poder Legislativo, venho por meio deste, pedir a minha renúncia de 2º secretário desta mesa diretora”, diz o vereador em seu ofício.
“Acredito que uma diretoria deve ser unida em todas as tomadas de decisões. Quando aceitei participar da mesa diretora, acreditei que seria democrático e imparcial e que as tomadas de decisões seriam igualitárias entre os 13 vereadores que participam desta Casa de Leis”, justifica Adelson.
O vereador alega que todas as decisões da Câmara não foram comunicadas à mesa. “Na democracia, as tomadas de decisões são em conjunto, somos 13 vereadores e não é aceitável que a direção de uma Câmara fique restrita apenas ao cargo de presidente, sem importância para os demais membros da mesa diretora e os anseios de todos os vereadores democraticamente eleitos”, complementa.
Adelson observa que na democracia, todos vereadores tem a mesma importância perante os poderes constituídos no Brasil. “Sabemos que nossas atitudes públicas serão igualitariamente respondidas e explicadas. E por não poder participar das decisões da direção desta casa, não seria justo que meu nome permaneça na mesa. Afinal, permaneço inerte a todas as decisões tomadas até o momento”.
“A missão nobre do vereador é fiscalizar e legislar. A fiscalização maior começa por nossos atos como vereador, em nossa casa, a Câmara de Vereadores. portando, a partir deste momento sou um vereador comprometido com a minha função, para qual fui eleito pela população de nosso município”, complementa.
Vereador Adelson alega falta de transparência e renuncia cargo que ocupava na mesa diretora da Câmara de Alta Floresta
Adelson também esclarece que conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores, em seu artigo 18, das atribuições do presidente no item I é apresentar ao Plenário, até o dia 20 de cada mês, o balancete relativo aos recursos recebidos e as despesas realizadas no mês anterior. “Essa obrigação até o momento nunca foi realizada”, afirma o parlamentar.
Para o vereador, diante dos fatos apresentados, não teria como permanecer como um dos membros da mesa diretora da Câmara de Alta Floresta. “Por ferir os meus princípios, principalmente como cidadão de Alta Floresta, e por não estar sendo respeitado a importância de informar todos os vereadores sobre os gastos desta Casa de Leis. E, principalmente, por ser cobrado por nossa população como participante desta mesa diretora e não ter uma resposta concreta, é que tomei a decisão de renunciar ao cargo de 2º secretário da Câmara de Alta Floresta”, finaliza.