Assessoria/ Câmara AF
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Alta Floresta, realizada na segunda-feira (15), os vereadores Professor Nilson (MDB), Adelson Servidor (União) e Marcos Menin (União) apresentaram a Indicação nº 618/2025, que propõe a criação do cargo de Técnico de Desenvolvimento Infantil/Monitor do Transporte Escolar no âmbito do município.
A indicação é direcionada ao prefeito Valdemar Gamba, com cópia à secretária municipal de Educação, Lucinéia Martins de Matos Mazzoni, e solicita o encaminhamento de um Projeto de Lei à Câmara Municipal para instituir oficialmente a função. A proposta foi apresentada com base no Regimento Interno da Casa e segue para apreciação do plenário.
De acordo com os parlamentares, o objetivo da medida é garantir mais segurança, organização e humanização no transporte escolar, especialmente para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O monitor seria responsável por acompanhar os alunos durante todo o trajeto, auxiliando no embarque e desembarque, supervisionando o comportamento, prestando apoio a estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida e colaborando diretamente com os motoristas e profissionais da educação.
Na justificativa, os vereadores destacam que o motorista do transporte escolar precisa manter atenção exclusiva à condução do veículo, o que torna inviável o acompanhamento simultâneo dos alunos. Nesse contexto, a presença de um monitor é considerada fundamental para assegurar a integridade física e emocional das crianças e adolescentes, além de contribuir para a disciplina e o bom funcionamento do serviço.
“A criação deste cargo representa uma ação de proteção, responsabilidade e compromisso com a educação, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para os estudantes durante o deslocamento diário”, ressaltam os autores da indicação.










