Assessoria/ Câmara de AF
Na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal, marcada para esta segunda-feira, 6, será deliberada uma Indicação solicitando à concessionária Energisa Mato Grosso a realização de uma revisão completa na rede elétrica de Alta Floresta, tanto na zona urbana quanto na rural.
A proposta, segundo os vereadores, tem como principal objetivo cobrar ações imediatas para sanar as constantes e prolongadas interrupções no fornecimento de energia elétrica, que têm causado transtornos e prejuízos à população. Segundo o texto, a situação é agravada com o início do período chuvoso, que já tem registrado diversos episódios de desligamento em diferentes regiões do município.
A justificativa da Indicação elenca uma série de problemas enfrentados pela população em decorrência da instabilidade no serviço prestado pela concessionária. Entre eles, estão:
* Paralisação de atividades comerciais e produtivas;
* Danos a equipamentos elétricos e eletrônicos, devido às oscilações de tensão;
* Aumento do risco à segurança pública, especialmente à noite, pela interrupção na iluminação;
* Falta de energia em momentos críticos, como durante tempestades, evidenciando a fragilidade da rede frente às condições climáticas da região.
Diante do cenário, os vereadores pedem que a Energisa adote medidas técnicas efetivas, entre elas:
* Uma avaliação técnica completa da rede elétrica urbana e rural, identificando pontos críticos;
* Plano de modernização da infraestrutura, com substituição de equipamentos obsoletos e aumento da capacidade da rede;
* Apresentação de um cronograma transparente de investimentos, que permita à população acompanhar e cobrar a execução das melhorias.
A Indicação será discutida em plenário. Caso aprovada, será encaminhada formalmente aos setores e departamentos responsáveis da Energisa Mato Grosso.