Assessoria
Imagens feitas por um morador mostram o Porto Santo Expedito em Itaúba, completamente seco após a Usina Hidrelétrica de Colíder ter reduzido o nível do reservatório no Rio Teles Pires. (Veja vídeo acima).
O morador Valdecir da Silva disse que não tem mais água no porto e não há nenhum barco porque os pescadores respeitam o período de piracema, que já está em vigor no estado.
"As balsas estão todas sem acesso ao rio. Não tem mais água. Isso fazia tudo parte do alagado. O pessoal descia o barco e seguia Teles Pires adentro", afirmou.
A usina está sob nível de "alerta" desde agosto deste ano em razão de inúmeras falhas estruturais no sistema de drenagem que podem levar a um risco de ruptura da barragem, conforme investigação do MPMT.
A Eletrobras informou, em nota, que adotou as medidas de segurança para o local, aos trabalhadores e ao meio ambiente e, por isso, não vê "os pressupostos para a concessão da cautelar requerida e segue à disposição das autoridades."
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/H/WsBbBjSRSLCe4dhvbUtg/porto.png)
Morador mostra situação após Usina Hidrelétrica de Colíder reduzir nível do reservatório — Foto: Arquivo pessoal
Em fato relevante divulgado ao mercado financeiro, a Eletrobras informou que de 70 drenos que integram o sistema da usina, quatro sofreram danos desde a compra do ativo. Os drenos são estruturas que permitem que a pressão da água sob a barragem seja escoada de maneira adequada.