José vieira
Mato Grosso do Norte
A gestão municipal de Alta Floresta foi alvo de críticas de parlamentares da própria base do Prefeito, durante a sessão da Câmara desta terça-feira, 19. Nos respectivos pronunciamentos, alguns vereadores citaram que a prefeitura aumentou a arrecadação e está com muito dinheiro para realizar as ações. No entanto, dizem que as coisas não estão acontecendo na maioria das secretarias e em Departamentos da administração, como a licitação, que alvo de muitas críticas e Engenharia.
O vereador Douglas Teixeira (PSC) afirmou que o prefeito deve fazer cobranças a alguns secretários, que não estão tendo um bom desempenho em suas pastas. Segundo ele, se isto não resolver, deve fazer trocas de secretários. “É inadmissível continuar esta situação que estamos vivendo no poder público”, disse.
O vereador pontuou que esteve fiscalizando as obras que estão sendo feitas em algumas escolas e a situação, conforme ele, é preocupante. Ele citou a creche Laura Vicunha, uma das que está sendo reformada.
“A creche era para ser entregue no dia 27 de abril, mas é vergonhoso o que vimos lá. Apenas 30 a 40% da obra está feita, e aposto que neste ano não será entregue esta obra”, enfatiza.
Segundo ele, são duas construtoras para fazer 8 reformas e que estão cometendo várias irregularidades. Disse que elas fazem rotatividade de funcionários. Passam 20 dias em um local, depois vão para outra escola e, há mais de 40 dias, os funcionários não vão trabalhar na creche Laura Vicunha.
“Tem uma porta aberta na creche. Todos os materiais estão sendo deteriorados, tem ratos, gatos e qualquer pessoa pode entrar e levar os materiais. Lá só tem guarda à noite. É um descaso e está sendo jogado dinheiro no ralo”, enfatiza Douglas.
O vereador afirma que foi feita a fiscalização em todas as escolas e constatado que está havendo descaso do poder público. “Não podemos aceitar este descaso. O prefeito precisa tomar uma providência”, disse.
Outra reclamação de Douglas foi com o setor de licitação, que segundo ele, não funciona. Já o vereador Derci Trevisan, Pitoco, reclamou do setor de Engenharia, onde, segundo ele, as coisas “não andam”. Conforme o vereador, um recurso de R$ 300 mil para a reforma da Feira Livre, liberado há mais de um ano, mas o projeto ainda não está pronto. Está faltando projeto de engenharia, licenciamento ambiental e outras documentações. “Tem que dar um jeito da Engenharia funcionar”, disse.
“O problema de Alta Floresta sempre foi falta de dinheiro. Agora que está sobrando dinheiro, tem que gastar e investir no que a cidade está precisando e em benefício da população. Se continuar só guardando o dinheiro, Alta Floresta vai ser uma cidade rica, mas mal organizada”, sugere Pitoco.