Reportagem
Mato Grosso do Norte
Uma dúvida que muitos eleitores estão tendo com relação as eleições, e se quem votou nas últimas eleições ou justificou o voto, mas não fez o cadastramento biométrico, poderá votar nas eleições de 15 de novembro?
O chefe do Cartório eleitoral de Alta Floresta, Alex Arruda, procurado por Mato Grosso do Norte, explica que o voto está liberado para quem não fez a biometria.
Nas eleições municipais de 2020 a biometria não será utilizada. Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo quem não fez o recadastramento biométrico poderá votar em novembro.
“Quem não fez a biometria poderá votar, mas assim que terminar as eleições o eleitor deve procurar o Cartório eleitoral para fazer a biometria, pois o título eleitoral dele voltará a condição de cancelado. No dia da eleição, ele deverá levar um documento com foto e deve comparecer no local de votação com a máscara”, explica.
Em março, o TSE suspendeu o cancelamento dos títulos dos brasileiros que não tinham feito a biometria. A decisão impactou milhões de eleitores que ainda não tinham realizado o recadastramento, podendo agora votar normalmente nas eleições de 2020.
No entanto, conforme Alex, após as eleições os títulos de quem não realizou a biometria voltarão a constar como cancelados no cadastro eleitoral. Portanto, é necessário que o eleitor busque regularizar sua situação após o pleito deste ano.
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.