por Eduardo Rocha
Auto Press
O Corolla Cross é a mais a perfeita tradução para a linguagem crossover do sedã médio da Toyota. E poderia até ser definido com propriedade como uma versão mais elevada da saudosa e versátil perua Fielder. Embora passa ser classificado como SUV, segundo os critérios do InMetro, o modelo mostra o mesmo pragmatismo aplicado ao três-volumes. O Corolla Cross dispensa maiores truques para agradar o consumidor e não dá qualquer motivo para provocar rejeição. O carro anda bem, consome pouco, tem preço equilibrado em relação aos rivais diretos do mercado e visual palatável.
Não por acaso, foi o primeiro SUV médio a apresentar alguma resistência à hegemonia do Jeep Compass. A média de emplacamentos do modelo, desde seu lançamento, fica em torno de 4 mil unidades/mês – bem mais próximo das 6 mil do Compass que das 1 mil vendas mensais do Volkswagen Taos, o terceiro SUV médio mais vendido no mercado nacional. Na gama do crossover da marca japonesa, a versão XRE busca oferecer um conteúdo razoável combinado com a tradicional motorização 2.0 litros, de 169/177 cv e 21,4 kgfm. Nessa composição, o Corolla Cross custa desde R$ 160.990, valor que regula com os valores de partida do Compass Longitude T270, de R$ 166.990 e do Taos Comfortline, de R$ 162.090.
A plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture) do Corolla Cross é compartilhada com a versão sedã. Nesse sentido, o modelo japonês tem uma proposta mais próxima à do Taos, para o asfalto, que do Compass, que tem até alguma capacidade off-road. O mesmo acontece em relação à estética. Ele não tem uma pegada tão aventureira quanto o modelo da Jeep, mas as linhas encorpadas transmitem uma imagem mais robusta. A parte inferior da carroceria e as caixas de rodas são contornadas por molduras em preto e os para-lamas dianteiros e traseiros são bem ressaltados. A frente é dominada pela grade de grandes proporções, que forma com a entrada de ar inferior, também em preto, um conjunto bem agressivo. Tudo é acentuado pelos conjuntos óticos dianteiros e traseiros bem afilados, que dão um ar de modernidade.
Na comparação de conteúdo, o Corolla Cross leva uma pequena desvantagem. De relevante, os rivais trazem uma tela maior para a central multimídia – 10 contra 8 polegadas