Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

Variedades Sexta-feira, 06 de Junho de 2025, 13:40 - A | A

06 de Junho de 2025, 13h:40 - A | A

Variedades / Gastronomia

ExpoQueijo Brasil anuncia os 12 restaurantes selecionados para a Vila Gastronômica 2025

Espaço reunirá pratos autorais com uso obrigatório do queijo artesanal regularizado



Assessoria

A organização da ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards divulgou os nomes dos 12 estabelecimentos selecionados para compor a Vila Gastronômica do evento. O espaço, idealizado para promover a criatividade culinária com o queijo artesanal como ingrediente obrigatório, será um dos destaques do encontro, que ocorre de 26 a 29 de junho no Grande Hotel e Termas de Araxá.  

Foram selecionados: B&B Massas, Mezzo Itália, Keiko Culinária Japonesa, Pastelaria do Luiz, Caputo Queijaria, Praia 034, Lado B, La Burguer Steakhouse, Meet Pork´s, Estação do Espeto, Santo Malte e Bolão Rock Bar. Os participantes foram escolhidos por meio de chamamento público, considerando critérios como originalidade da receita, adequação ao uso do queijo artesanal e diversidade de perfis culinários.  

“Procuramos garantir uma seleção plural, com propostas distintas e autorais, que ofereçam ao visitante uma verdadeira experiência sensorial, unindo tradição e inovação”, afirma Pedro Ladeira, curador da ExpoQueijo Brasil. Segundo ele, a Vila Gastronômica busca valorizar não apenas o queijo como patrimônio alimentar, mas também o papel dos empreendimentos locais na cadeia criativa e econômica do setor.  

A organizadora do evento, Maricell Hussein, destaca que a iniciativa representa um passo importante na aproximação entre o público e os produtores.

“A Vila Gastronômica nasceu para ser um elo entre o saber fazer artesanal do campo e a aplicação criativa na cozinha. Os empreendimentos convidados terão liberdade para explorar técnicas, harmonizações e propostas originais, sempre com o queijo como elemento central”, diz.  

Além da curadoria técnica, os restaurantes selecionados participarão de oficinas sobre boas práticas sanitárias e receberão orientação sobre o uso de produtos da agricultura familiar e regularizados pelos órgãos de inspeção. A expectativa da organização é que a experiência da Vila seja um ponto de encontro entre consumidores, produtores e chefs, estimulando o consumo e a valorização do produto artesanal.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]