Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

Variedades Segunda-feira, 27 de Abril de 2020, 00:00 - A | A

27 de Abril de 2020, 00h:00 - A | A

Variedades /

Fera quase indomável



por Esau Ponce

Autocosmos.com/México

O 308 GTI é um verdadeiro esportivo, desenvolvido pela divisão Peugeot Sport, divisão fundada em 1981 que é responsável por toda a área de automobilismo da marca francesa. Na sua estante de troféus estão os referentes aos cinco títulos de construtores e quatro de pilotos no Campeonato Mundial de Rally, WRC, às três vitórias em Pikes Peak e aos sete no Rally Dakar. Isso sem esquecer as três vitórias nas 24 horas de Le Mans. Por isso tudo, a inscrição “By Peugeot Sport” assinada no carro é levada muito a sério. Mesmo que ela nem seja tão ostensiva. No modelo em questão, aparecia apenas na soleira da porta. em seu nome deve ser levado muito a sério.

Este GTI automático usa uma versão atualizada e apimentada do motor de quatro cilindros 1.6 litro, conhecido no Brasil como THP. A potência subiu dos 225 cv da primeira fase desta geração para 270 cv, com 33,6 kgfm de torque. É a mais impressionante proporção de potência por litro entre seus rivais – a potência específica é de 168,75 cv/litro. Ele combina este motor com uma transmissão manual de seis velocidades. Esse aumento de poder é acompanhado por uma dieta que lhe permitiu diminuir o peso para deixar a balança em 1.205 kg, o que gera uma relação peso/potência de 4,46 kg/cv. Para dar uma ideia, o maior rival do modelo, o Volkswagen Golf GTI, tem 245 cv, com 122,5 cv/l de potência específica, e pesa 1.445 kg, com relação peso/potência de 5,89 kg/cv. Com esse conjunto, o 308 GTI é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

Além do motor, chassi, transmissão, suspensões adaptativas e freios também foram modificados pela divisão Peugeot Sport. Para garantir um ótimo comportamento dinâmico para o 308 GTI, a Peugeot Sport optou por adotar um diferencial autoblocante Torsen, que é de grande ajuda em curvas, especialmente as mais fechadas. Mas as mágicas param por aí. No mais, o modelo é quase um carro normal – principalmente pela presença da suspensão adaptativa, que permite uma configuração mais suave. Por outro lado, a versão vem com um modo de condução Sport, acionado através de um botão no console central. Com ele ativo, o grafismo do painel passa de branco para vermelho e o computador de bordo passa a oferecer informações adicionais instantâneas, como potência, torque, pressão de turbo, aceleração lateral e longitudinal. O som do motor é ampliado através do sistema de som e o pedal do acelerador fica mais sensível e o controle de estabilidade pode ser desconectado.

No visual, o Peugeot GTI tem algumas distinções visuais bem marcantes. Mais visíveis há os emblemas GTI na traseira e laterais, a barra vermelha na base do para-choque e do escape duplo na traseira. Ainda se pode optar pela pintura em duas cores, que combina vermelho com a traseira preta ou azul com a traseira preta e que chama bastante a atenção. Por dentro, o modelo traz bancos e volante esportivos com a inscrição “GTI” e o já conhecido painel i-cockpit, que é visualizado por cima do volante. O modelo traz ainda conjuntos óticos full led, pinças de freio dianteiras vermelhas e rodas de alumínio carbono de 19 polegadas.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]