Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Variedades Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, 10:00 - A | A

23 de Janeiro de 2026, 10h:00 - A | A

Variedades / dica de leitura

Livros de autores brasileiros que você deve ler em 2026

 Livros essenciais para estimular o repertório, o pensamento crítico e o prazer da leitura em todas as idades



A Hora da Estrela (1977)
Uma das obras mais célebres de Clarice Lispector (Ucrânia, 1920 – Rio de Janeiro, 1977), A hora da estrela conta a história da nordestina Macabéa, uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir.
Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio.
Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.

As Três Marias (1939)
A obra de Rachel de Queiroz (Fortaleza, 1910 – Rio de Janeiro, 2003) conta a história de três amigas inseparáveis, da infância em um colégio de freiras à vida adulta. Maria da Glória dedicou-se à maternidade e à família; Maria José, sempre devota, voltou a morar com a mãe e virou professora; e Maria Augusta, diferente das amigas, determinou-se a construir o próprio caminho: trabalhou como datilógrafa em Fortaleza e, lá, apaixonou-se.
As Três Marias retrata o processo de ajustamento ao mundo pelos olhos das meninas e convida o leitor a acompanhá-las desde os medos e as incertezas da juventude até o amadurecimento. Assim, a autora vai mais fundo na perspectiva social e na agudeza da observação psicológica.

Capitães da Areia (1937)
Capitães da Areia é talvez o romance mais influente de Jorge Amado (Itabuna, 1912 – Salvador, 2001). Obra clássica sobre a infância abandonada, conta a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche abandonado em Salvador.
O livro torna o leitor íntimo dos personagens, cada um deles com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, o autor nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]