Meta de vida do momento: encontrar um apartamento para alugar em Cuiabá de acordo com as minhas necessidades! A escolha certa exige que você tome alguns cuidados importantes antes de arrumar as malas rumo ao novo imóvel, entre eles estão aqueles decisivos que apresentaremos a seguir. Conquiste a sua moradia de aluguel sem arrependimentos, verificando corretamente os pontos cruciais antes de assinar o contrato do apto para alugar. Saiba agora quais são eles, lendo até o final. Boa leitura!
Necessidades
O ponto de partida é definir o que você busca, ou seja, quais são as suas reais necessidades. Os solteiros precisam de um quarto, enquanto o jovem casal espera encontrar um apartamento com dois quartos para receber visitas ou na hipótese de a família aumentar. Uma família com filhos deseja um espaço maior para o conforto de todos os seus integrantes. Um condomínio que aceita pets é tudo de bom para quem adora os bichinhos. Se for o seu caso, lembre-se de verificar a informação para evitar surpresas desagradáveis.
Custos
A despesa do aluguel costuma ser a mais alta, mas está longe ser a única. Contas de luz, água, celular e outros boletos seguem juntos para onde você for, assim como a taxa de condomínio e o IPTU, geralmente pagos pelo inquilino. Coloque tudo na ponta da caneta e saiba qual é a faixa de preço que você pode pagar sem comprometer a sua saúde financeira e, por que não dizer, mental.
Localização
O apartamento pode ser maravilhoso, entretanto, se fica mais longe do seu trabalho pode gerar deslocamentos e custos maiores. Delimitar as buscas pelo apartamento para alugar é uma medida inteligente que faz você ganhar tempo. Em caso de mudança do bairro atual, encontre informações sobre a infraestrutura do seu futuro lugar: segurança, serviços de saúde, de educação, do comércio, trânsito, transporte público, áreas de lazer, preços de aluguel praticados na região e demais pontos que julgar importante para se levar uma vida mais tranquila.
Pesquisa
Considere os pontos anteriores e comece a busca pelos apartamentos que se encaixam nos aspectos que você deseja, mantendo o foco nessas unidades. Evite ao máximo se distrair com imóveis que estejam fora da sua realidade e tenha paciência, pois o seu melhor apartamento pode estar no primeiro ou no último apartamento visitado. Pesquise na internet sobre a credibilidade do locador. Optar por uma imobiliária de confiança no mercado é uma boa decisão, do mesmo modo que conhecer outros imóveis da empresa colabora para um bom negócio.
Visitas
Escolha dias e horários diferentes para conhecer o mesmo apartamento, afinal, a entrada de luz natural é uma pela manhã e outra no final do dia. Durante o dia as imperfeições também aparecem melhor, assim como o barulho da vizinhança na noite pode ser maior com todo mundo em casa. Se você não gostou do imóvel logo de cara, não precisa visitá-lo outra vez. Prefira visitar os apartamentos que você curtiu estar ali.
Documentação
Ponto importantíssimo! Não tem como se livrar da burocracia, mas tem jeito de não criar problemas com ela. Esteja com a sua documentação em dia, sem problemas judiciais que impeçam a locação do imóvel. Na hora da assinatura do contrato, leia atentamente as cláusulas e tire qualquer dúvida que você tiver. Depois de assinar o documento, fica complicado reclamar de algo que estava escrito o tempo todo. Caso precisar, consulte um advogado.
Vistoria
O dia escolhido para a vistoria pede um tempo maior a fim de verificar os ambientes do apartamento. Fique de olho nas partes elétrica e hidráulica, observe se existem rachaduras nas paredes, assim como o estado de conservação do piso. Todas as ressalvas devem ser registradas, preferencialmente por escrito e com fotos. Verificar os pontos do seu futuro apartamento garante uma maior qualidade de vida. O aluguel de kitnet deve atender às suas necessidades, aos custos e localização ideias, além de ser o mais perto possível dos lugares importantes da sua rotina.
Compartilhe o artigo para os seus amigos que procuram um apartamento para alugar.