por Eduardo Rocha
Auto Press
Há muito tempo, a Volkswagen busca replicar n Brasil a imagem de qualidade e modernidade que desfruta na Europa. Mas sempre havia um ou outro modelo que empurrava a marca para o passado. Podia ser a Kombi, que saiu de linha há pouco mais de cinco anos, ou mesmo o Gol, que é ainda um modelo que destoa tecnologicamente do restante da gama da marca alemã. Mas a coisa só andou mesmo após o “sacode” que tomou por conta do Dieselgate – escândalo provocado pela prática da marca em burlar os controles de emissões de motores diesel. Para recuperar um pouco o respeito no mercado, a fabricante tratou de implementar o programa Nova Volkswagen, com a modificação de todo o conceito de comunicação de valores, que chegou até mesmo a mudar o símbolo da marca. O SUV cupê compacto Nivus é mais um passo nessa direção de renovação de imagem. E é, inclusive, o modelo que estreia o novo emblema da marca alemã no Brasil. O modelo já está sendo produzido na fábrica de São Bernardo do Campo desde meados de junho e chega às concessionárias na primeira semana de julho.
Nesta lógica de qualidade e modernidade, a gama criada pela marca para o novo modelo foi reduzida a duas versões, pelo menos inicialmente: Comfortline, a partir de R$ 85.890, e Highline, que inicia em R$ 98.290. Ambas são bem equipadas em relação a itens de segurança. Além dos itens obrigatórios, como ABS, controle de estabilidade e airbags frontais, elas recebem airbags laterais e de cortina, sistema de iluminação full led, sensor traseiro e freios a disco nas quatro rodas. Os equipamentos mais interessantes aparecem na versão Highline, como controle de cruzeiro adaptativo, ACC, com alerta de proximidade – soa um aviso quando o intervalo para o veículo à frente é menor que 1 segundo