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Variedades Quarta-feira, 13 de Maio de 2020, 00:00 - A | A

13 de Maio de 2020, 00h:00 - A | A

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Salto tecnológico



por Gianluca Cuttitta

Infomotori.com/Itália

A BMW promoveu ano passado uma grande mudança na sua naked. Nem tanto no visual, que foi levemente revisado. Mas no principal elemento que caracteriza a linha R: o motor boxer. Ele cresceu e ganhou novas tecnologias. Passou de 1.170 para 1.254 cm³ e aparece agora com a conhecida tecnologia ShiftCam, com tempo de abertura de válvulas variável, que estreou nas novas GS e RT nos últimos meses. Além de fornecer 11 cv e 1,84 kgfm a mais, ele deixou a R 1250 R com melhor desempenho e bem mais ágil.

A tecnologia consiste em um eixo de comando com dois cames diferentes para cada válvula de admissão, que abre parcialmente ou totalmente. Isso determina que a moto possa reagir de duas maneiras bem diferentes e se adaptar perfeitamente a qualquer situação. O motor é, de fato, o maior diferencial da nova BMW R 1250 R. Inclusive no visual, pois vista de frente, os cilindros deitados e projetados para fora da moto chamam a atenção. Outro destaque é o som rascante produzido pelo propulsor bicilíndrico, que sai do silenciador em aço inoxidável de design excepcional. Ele projeta um som único e inconfundível.

As linhas da moto, por sua vez, foram levemente renovadas, como no spoiler do motor e na grade do radiador, principalmente para se adaptar à presença do novo motor. Mas são apenas detalhes, já que a nova geração do modelo, com novas linhas e novo chassi, chegou mesmo em 2015. Foi também quando a linha se despediu da suspensão Telelever, com amortecer frontal único, e adotou o sistema telescópico com amortecedores invertidos, que deu um visual mais clássico e deixou o desempenho mais esportivo.

Os componentes mecânicos, de alta qualidade, acompanharam a evolução e justificam em parte o preço salgado, que começa em 15 mil euros, mas que chega facilmente aos 19 mil euros com opcionais –respectivamente, de R$ 87 mil R$ 110 mil. Caso dos freios da Brembo, com disco duplo na frente e simples atrás. O modelo ganhou uma instrumentação em TFT de alta definição com uma tela de 6,5 polegadas, além de cumprir o papel de um painel normal, com velocímetro, conta-giros, etc, traz uma infinidade de dados e também garante a conexão com o smartphone e um possível intercomunicador Bluetooth.

As formas do novo BMW R 1250 R 2019 são bem proporcionadas e finalizadas com um alto padrão. As várias peças que se aproximam do tanque de 18 litros também estão perfeitamente conectadas. Comparado à versão anterior, além do motor maior, o peso também aumentou ligeiramente. Agora, a novo BMW R 1250 R pesa 239 kg em ordem de marcha – embora a disposição das massas, bem centralizadas, faça parecer que é bem mais leve. A altura do banco mudou e agora tem 82 cm. Mas opcionalmente, a moto pode vir com um banco regulável, que varia de 76 a 84 cm.

Um dos pontos fortes da nova R 1250 R é o motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar e a líquido, com duplo comando de válvulas, sendo que o eixo que controla as válvulas de admissão ganha o sistema variável ShiftCam. O resultado é que o aumento do motor fez o desempenho da moto crescer também. A potência passou de 125 para 136 cv a 7.750 giros e o torque foi de 12,7 para 14,6 kgfm a 6.250 rpm. O grande motivador da mudança foi a adoção do padrão de emissões Euro 5, mas além de poluir menos, o sistema variável fez a marca evoluir o propulsor para manter altos níveis de entrega de potência e prazer de pilotar.

Além do aumento da potência, a curva de torque ficou mais plana entre 2 mil e 8.250 giros, que é limite de rotações. A ponto de apresentar tempos de retomada em sexta marcha semelhantes aos que a antecessora apresentava em quinta. Para desfrutar das melhorias vindas do refinado sistema ShiftCam, porém, foram inúmeras outras atualizações, inclusive no desenho da câmara de combustão, no sistema de injeção e até no fluxo de óleo – o que acabou suavizando o encaixe das marchas.

Para garantir o equilíbrio em todas as condições, a R 1250 R ganhou um pacote eletrônico com os sistemas de última geração. De série, ela vem com dois modos de condução, Road e Rain, controle de estabilidade e tração e a assistente de partida em rampa. No pacote opcional Pro, o moto ganha o Dynamic Traction Control, um sistema mais sofisticado de controle de tração, e suspensão eletrônica de última geração. Outro opcional é o quick shift, que permite mudar a marcha para cima ou para baixo sem acionar a embreagem.

A nova BMW R 1250 R manteve o chassi adotado em 2015. Trata-se de um quadro tubular em treliça tipo Diamont bipartido com a parte traseira aparafusada. O braço oscilante trtaseiro é em alumínio fundido e possui um amortecedor progressivo ajustável. O garfo é o tradicional telescópico invertido. A distância entre eixos do R 1.250 R é de 1,51 metro para um comprimento de 2,16 m. As rodas são raios de alumínio aro 17 tanto na frente quanto atrás, com pneu dianteiro 120/70 e traseiro 180/55.

 

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