Autotal/ Eduardo Rocha
A empresa croata de carros elétricos Rimac Automobili se associou à Bugatti, no que foi anunciado como uma aquisição da tradicional marca francesa. A Rimac ficou com 55% das ações e a Porsche, que pertence ao Grupo Volkswagen, ficou com os 45% remanescentes.
A recém fundada Bugatti Rimac será comandada por Mate Rimac, fundador da fabricante da Croácia, que vai capitanear os novos projetos de eletrificação, que serão aproveitados também pela Porsche. Recentemente, o modelo Rimac Nevera bateu o record de aceleração de zero a 400 metros, que pertencia à Tesla, com 8,5 segundos. Nenhum modelo de produção havia baixado de 9 segundos até aquele momento.
Chegada anunciada
A Honda já definiu a apresentação do novo sedã City para 18 de novembro. A nova geração do sedã é a mesma lançada na Tailândia em 2019 e aqui no Brasil ainda vai dar origem a uma versão hatch, que vai aposentar o Fit por aqui – apenas o WR-V sobrevive. O novo City deve manter o mesmo motor atual, 1.5 aspirado com quatro cilindros em linha, que rende tem 115 cv e 15,3 kgfm de torque, sempre com um câmbio CVT automático com seis marchas pré-programadas.
Linha em crescimento
A Volkswagen acaba de lançar oficialmente o seu terceiro integrante da família ID, de veículos totalmente elétricos. O SUV ID.5 ocupa o topo do line-up da marca e chega nas versões Pro, Pro Performance e a esportiva GTX. A linha dispõe de três configurações de unidades de potência, de acordo com a versão. A Pro recebe um motor elétrico traseiro com 174 cv, enquanto o propulsor, também traseiro, da Pro Performance atinge 204 cv.
A versão GTX, por outro lado, conta um motor traseiro e outro dianteiro e soma 299 cv e é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6,3 segundos – contra 10,4 s da versão Pro e 8,4 s da Pro Performance. O sistema de alimentação é sempre feito por um conjunto de baterias de íons de lítio, que tem 77 kWh de capacidade e é capaz de oferecer 520 km de autonomia para os modelos com um motor e 480 km para o GTX.