Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024

Agronegócio Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020, 00:00 - A | A

03 de Fevereiro de 2020, 00h:00 - A | A

Agronegócio /

Agricultura Familiar Programa Rem vai investir R$ 4 milhões na região de Alta Floresta



José Vieira do Nascimento
Mato Grosso do Norte

Cerca de 1.600 famílias da Agricultura Familiar da região de Alta Floresta, serão beneficiadas com um recurso na ordem de R$ 4 milhões, para serem investidos na recuperação da pecuária leiteira e Meio Ambiente. O programa será gerido através de técnicos da Empaer - Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Assistência Técnica.
 Segundo o chefe do escritório Regional da Empaer, Leocir José Delani, o recurso é proveniente de uma chamada pública do REM (Programa REDD+ For Early Movers), com recursos do Reino Unido e da Alemanha. Foi repassado ao governo Estadual, e transferido para a Empaer através da Secretaria Estadual de Agricultura.
A previsão é que os trabalhos comecem a ser realizados neste mês de fevereiro. “Parte do recurso já foi liberado. Os escritórios dos municípios serão reestruturados com computadores, equipamentos e veículos.Estamos aguardando apenas sair o aluguel dos veículos, que serão alugados pelo governo pelo tempo que durar os trabalhos. O programa abrange todo o Estado, mas a região de Alta Floresta será uma das mais contempladas. A meta é desenvolver a pequena propriedade rural”, disse Leocir.
Conforme ele, serão atendidas 160 famílias do município de Alta Floresta, 290 famílias e Terra Nova do Norte, 160 Famílias em Peixoto de Azevedo e 80 famílias em Guarantã do Norte.
O trabalho começa com a seleção das famílias que serão beneficiadas com o programa. Segundo Leocir, serão priorizadas as pessoas que moram em suas propriedades e que são da Agricultura Familiar.

As famílias que forem incluídas no [REM] terão também outro benefício agregado ao programa. De acordo com chefe da Empaer, elas terão prioridade para acessar linhas de créditos para melhorar a pecuária de leite, reforma de pastagens e recuperação de nascentes, através do Sicredi e do Banco do Brasil.

“As famílias do REM terão essa facilidade, além do acompanhamento do programa. Foi feito um entendimento através da Empaer Central com as superintendências destas instituições financeiras, para a liberação destes recursos. É uma conquista importante para o pequeno produtor e acredito que iniciaremos este mês porque parte do recurso já foi liberado”, assegura o chefe do escritório da Empaer.
O Programa REM não é uma compra de crédito de carbono, mas um prêmio para os estados e países pioneiros na redução do desmatamento, com recursos da Alemanha e do Reino Unido. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]