• Quem somos
  • Expediente
  • Fale Conosco
Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
icon facebook icon icon instagram
logo

Domingo, 01 de Fevereiro de 2026

search
logo
  • Capa
  • Agronegócio
  • Artigo
  • Atualidades
  • Caderno B
  • Economia
  • Esporte
  • Carros
  • Nacional
  • Opinião
  • Política
  • Social
  • Variedades
  • +Saúde
  • search

Agronegócio Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 08:24 - A | A

18 de Abril de 2024, 08h:24 - A | A

instagran facebook-2.png twitter-2.png print-2.png whatsapp-square.png whatsapp-square.png

Agronegócio / EM ASSENTAMENTO RURAL

Governo de MT investe em projeto-piloto que garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Além do apoio à produção, famílias vão contar com unidade de processamento das raízes que está sendo construída

foto/ auquivo pessoal

Rizomas (mudas), adquiridas em Minas Gerais, já foram plantadas

Rizomas (mudas), adquiridas em Minas Gerais, já foram plantadas

foto/ auquivo pessoal


Rizomas (mudas), adquiridas em Minas Gerais, já foram plantadas



Pollyana Araújo | Secom-MT
 

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), em parceria com o Instituto Brasil, está colocando em prática um projeto-piloto para a produção de gengibre e açafrão e construção de uma unidade de processamento dessas raízes, no Assentamento Capão das Antas, localizado em Nossa Senhora do Livramento. 

A iniciativa surgiu do resultado de uma pesquisa do Instituto Brasil que apontou produção insuficiente de gengibre e açafrão em Mato Grosso. O projeto elaborado pela instituição, que visa melhorar a renda das famílias, obteve apoio financeiro do Governo do Estado. 

O projeto teve início em setembro de 2023 e já está com 100% dos rizomas, raízes e sementes, adquiridos em Minas Gerais, plantados. 

O secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Allan Kardec, afirmou que a iniciativa é fundamental tanto para a geração de renda das famílias locais quanto para a economia estadual. “O Governo do Estado não mede esforços para apoiar projetos que fomentem o desenvolvimento sustentável e a diversificação econômica em nosso estado”, disse. 

Recentemente, uma equipe da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) foi até o Assentamento Capão das Antas para conhecer o projeto e verificar a viabilidade de implantação de um sistema de irrigação na plantação de gengibre e açafrão no período de poucas chuvas. 

“Estamos investindo em tecnologias de irrigação eficientes para garantir a sustentabilidade e o aumento da produtividade agrícola em nossa região, com o projeto de irrigação. Desde 2019, já foram entregues 500 kits de sistema de irrigação desde 2019”, destacou o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro. 

 

Foto: Arquivo pessoal 

A presidente do Instituto Brasil, Clair Velozo, explicou que as famílias do assentamento escolhido para fase piloto conta com o suporte de uma equipe de profissionais, composta por bioquímico, agrônomo e farmacólogo, para garantir a conformidade com as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo ela, a produção já está com a venda garantida para uma indústria. 

“Um compromisso de compra de toda a produção já foi estabelecido com uma indústria, além dos planos para venda de produtos in natura. As plantações estão em progresso, e a primeira colheita é esperada para o primeiro semestre de 2025”, explicou. 

A unidade de processamento, encarregada de lavar e transformar os produtos em pó e outras formas, está quase concluída. 

Atualmente, 35 famílias estão envolvidas, com a expectativa de que esse número aumente para 120.
 

 

Comente esta notícia

Confira Também Nesta Seção:

28.01.2026 09h:09 » Sefaz define regras e limite para incentivo fiscal à soja a granel em 2026

28.01.2026 08h:08 » Brasil registra recorde na importação de fertilizantes e amplia exportações

28.01.2026 08h:08 » Sojicultores têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea

26.01.2026 09h:09 » Mato Grosso amplia abate de bovinos em 43% desde 2006

18.01.2026 08h:08 » Mapa confirma caso de gripe aviária; Indea atuam para conter foco

17.01.2026 09h:09 » Vietnã habilita mais quatro frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina

17.01.2026 09h:09 » Peru habilita 36 novas unidades brasileiras para exportação de material genético animal

15.01.2026 18h:06 » Brasil atinge novo recorde na safra de grãos, com 346,1 milhões de toneladas

15.01.2026 18h:06 » MT mantém liderança nacional na produção de grãos

13.01.2026 11h:11 » Suinocultura mato-grossense fecha 2025 com recordes de exportação


Edições anteriores
Acesso

Edição 3395

Edição 3395

30/01/2026

Baixar PDF Edições Anteriores

PEDAGÓGICA

SEM PRÉVIAS

SUBIU O TOM

Duas fazendas serão desapropriadas em Mato Grosso para Reforma Agrária

NOTAS DE R$ 200

MAIS NOTAS


23:03 | AtualidadesPeríodo de defeso da piracema terminou neste sábado

22:52 | AtualidadesReportagem IFMT recebe prêmio Estadual no Troféu Parlamento

22:44 | AtualidadesProfessor da UFMT está entre os “100 Mais Influentes da Energia”

18:03 | AtualidadesPeixoto de Azevedo recebe duas ambulâncias equipadas 0 KM

17:16 | Nacional“Não se trata só de fake news, se trata de crime”, diz Wellington Dias sobre notícias falsas a respeito do Bolsa Família

Leia mais

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]

facebook WhatsApp instagram

2026 - Jornal Mato Grosso do Norte - 2021 Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

dr mayco
Itamarati
A Pantera
HBM
MT Norte
https://affpa.top/L?tag=d_1946375m_97c_&site=1946375&ad=97&r=registration/
hotel