Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025

Agronegócio Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025, 09:37 - A | A

22 de Dezembro de 2025, 09h:37 - A | A

Agronegócio / Pecuária de leite

Preço do litro do leite em Mato Grosso termina o ano em queda

Produção de leite é de 700 milhões de litros ao ano em Mato Grosso, mas produtor termina o ano recebendo menos pelo produto



Assessoria/ MT Leite

O preço do litro do leite pago ao produtor em Mato Grosso foi registrado em R$ 2,06, segundo o último boletim de 2025 do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) sobre a cadeia de pecuária leiteira, divulgado no início de dezembro. A redução equivale a 6,46% no comparativo mensal e está 11,65% abaixo da média nacional que, apesar de estar em R$ 2,30, também apresentou queda de 5,74% em relação ao mês anterior.
O instituto afirma que a baixa “esteve relacionada ao aumento da disponibilidade de leite no estado, favorecida pelo retorno das chuvas, que ofereceu suporte às pastagens.
O boletim do Imea ainda apontou que, com o aumento da oferta nacional, os laticínios operaram com margens apertadas ao longo do ano, limitando o repasse ao produtor e comprometendo toda a cadeia produtiva.

Produção de leite é de 700 milhões de litros ao ano em Mato Grosso, mas produtor termina o ano recebendo menos pelo produto

Os preços dos derivados de leite no atacado também estão mais baixos, como manteiga, bebida láctea, doce de leite e queijos. Segundo o boletim, os produtos apresentaram redução de 3,63 pontos percentuais no atacado e recuo de 0,62 pontos percentuais no varejo.
A produção de leite nas principais regiões exportadoras segue crescendo de forma acelerada. E o forte crescimento da produção tem reduzido os preços globais dos lácteos, mas a moderada expansão prevista para 2026 tende a aliviar parte dessa pressão. O mercado de leite em 2025 foi marcado por excesso de oferta e aumento das importações, o que derrubou os preços ao produtor e pressionou margens. Para 2026, projeta-se menor volatilidade, com crescimento mais moderado da produção e recuperação sazonal dos preços ao longo do ano.
Levantamento do Centro de Inteligência do Leite (CILeite), de 2024, aponta que, cada brasileiro consome em média 189 litros de leite por ano. Em Mato Grosso, o consumo estimado, somado ao número de população, seria em torno de 700 milhões de litros/ano.
Mesmo com um cenário pouco positivo nesse fim de ano, o leite segue essencial nas receitas da ceia de Natal. O ingrediente não apenas compõe pratos tradicionais, mas também carrega memórias afetivas que se renovam a cada dezembro.
O presidente da instituição Antônio Carlos Carvalho de Sousa, acredita que além de contribuir para a tradição, o uso de leite e derivados nas festas, fortalece o produtor e a cadeia leiteira em Mato Grosso.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]