Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Buscando alternativas de amenizar a situação de sofrimento de muitos animais abandonados nas ruas de Alta Floresta, algumas pessoas decidiram, transformar uma ideia em algo concreto, unidos em um só ideal. No ano de 2009 fundaram a Associação Protetora Amamos Animais de Alta Floresta (APAAF), que durante 15 anos tem tido uma atuação elogiável, com um trabalho plausível no que diz respeito ao tratamento de animais de rua.
No último sábado a APAAF esteve realizando em frente à Praça do Avião um evento de adoção. Na data, 13 animais caninos entre filhotes e adultos, machos e fêmeas, foram colocados à disposição para serem adotados. Para Valéria Garcia Oliani, presidente da Associação Protetora Amamos Animais de Alta Floresta, o evento superou a expectativa dos associados. Dos 13 cães, 4 foram adotados no local e um outro teve a sua adoção posterior, totalizando 5 adoções.
Valéria diz que a finalidade maior do evento foi o de criar uma interação entre associação e comunidade. O objetivo de aproximar as pessoas da APAAF, para que tenham conhecimento sobre a sua forma de atuação e a sua funcionabilidade.
O evento começou pela manhã e transcorreu até às 13h. Além de integrantes da associação teve ainda a colaboração de 11 voluntários. A presidente da Associação observou que muitas pessoas marcaram presença no evento porque estavam ávidas por conhecimento. “Estreitar os laços com futuros adotantes é muito importante”, diz Valéria. “A gente cuida diretamente de animais e cuidamos indiretamente de pessoas, porque o animal adotado traz momentos de felicidade para seus tutores e família”, acrescenta.
Para Franciele Garcia, moradora no Jardim Panorama, que estava junto com seus dois filhos menores, fazendo a adoção de uma cadelinha, “adotar um animalzinho tem uma importância sem igual, traz muita alegria para todos, tanto para quem adota, como para o animal adotado e, principalmente, para as crianças”. Franciele já tem um pet, adotou a cadelinha para fazer companhia ao outro cãozinho da família.
Um número considerável de pessoas esteve no evento onde aconteceu um verdadeiro desfile pets. Os animais banhados em petshop, receberam uma higienização profissional, foram apresentados com coleiras e peitorais e outros adornos que despertaram interesse nos pretensos candidatos a adoção.
No entanto, a APAAF faz questão de lembrar aos futuros tutores que não façam uma adoção por impulso. Para os integrantes da associação, em caso de dúvida é melhor não adotar, e aconselham: “caso a pessoal não tenha certeza do que realmente quer, é melhor ir pra casa e pensar primeiro e pensar com calma”.
Foto/ Mato Grosso do Norte

Muitas pessoas foram no local para ver os animais que estavam para adoção