Símbolos são elementos representativos de uma comunidade. Estes trazem sempre referências e elementos de sua Cultura e História. E tem grande relevância e evocam sentimento de pertencimento e identidade de um povo.
Os mais característicos e comumente presentes são: bandeira, brasão e hino. Dos três itens o município de Alta Floresta possui dois já legalmente consolidados, sendo eles sua bandeira e seu brasão, que carregam cores e elementos que rementem ao projeto colonizatório e ao sonho dos pioneiros da cidade. Resta a oficialização de um hino. Isso porque embora executada com frequência em atos oficiais e por vezes anunciada como hino, a “Canção de Alta Floresta” não é oficialmente assim instituída.
A canção é de autoria (letra e música) do Dr. Ruy Ramos, farmacêutico que migrou para Alta Floresta a convite do colonizador Ariosto da Riva no fim da década de 70 para trabalhar na luta contra a malária. A letra da obra exalta o sonho dos colonos e suas primeiras experiências e vivências na ocupação dessa terra. Por esse motivo traz sentimento nostálgico especialmente aos pioneiros que vislumbram em seus versos a memoria a de sua chegada.
A Secretaria Municipal de Cultura e Juventude trabalha para transformar a popularmente reconhecida canção em hino oficial. A Secretária da pasta, Elisa Gomes, pontua que a ação é de suma importância exatamente por imortalizar a obra e garantir sua execução em eventos. A equipe da cultura está em busca de orientação profissional que oriente os aspectos técnicos quanto a padrões musicais que sejam necessários para transformá-la em hino, sem, porém, descaracterizar a obra. Bem como os meios jurídicos que serão necessários.