A CHTP realizou a doação de mais de mil mudas de espécies nativas para Prefeitura Municipal de Alta Floresta-MT, que serão utilizadas por diversos programas de reflorestamento em andamento no município, parte das mudas foram destinadas para compor o paisagismo realizado no Lago da C localizado na Avenida Jaime Veríssimo de Campos, também conhecido como Parque das Capivaras.
A doação foi solicitada pela instituição Amazon.Lab, primeiro Núcleo de Inteligência Territorial do Estado de Mato Grosso, em conjunto com outros parceiros apoiaram a Prefeitura Municipal de Alta Floresta, na ação de revitalização do Parque.
A revitalização da área busca resgatar o convívio das famílias e visitantes, na observação da natureza e seus encantos, permitindo a interação social e o alinhamento com a fala global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU.
O novo espaço contempla pistas para caminhada, Academia Terceira Idade – ATI, pier para observação da vegetação nativa e pássaros, quiosques compartilhados, parque infantil, banheiros e a Praça Inteligente da Agenda 2030. Toda essa estrutura foi executada pela mão de obra do município com a Equipe Nova Chance, que são os reeducandos coordenados pelo colaborador Marcelo Rodrigues. O projeto vem com a proposta de utilizar melhor os espaços públicos para incluir, conectar e aproximar as pessoas ao desenvolvimento com sustentabilidade.
No dia 07.12.2020 a CHTP participou da cerimônia de inauguração do Lago da C, na oportunidade estiveram presentes o prefeito Asiel Bezerra, secretários, vereadores e o prefeito eleito Valdemar Gamba, bem como todas as suas equipes.
As mudas doadas foram produzidas no viveiro da CHTP Eco Vida, onde já foram produzidas mais de 2 milhões de mudas nativas da Floresta Amazônica. O Viveiro está localizado no Assentamento São Pedro, em Paranaíta e tem capacidade para produzir 600 mil mudas por ano.
As mudas de espécies nativas são utilizadas para realizar a recomposição florestal da Áreas de Preservação Permanente (APP) do reservatório da UHE Teles Pires, bem como recuperar nascentes do assentamento e outras propriedades rurais da agricultura familiar na região, além de ações de sustentabilidade nos municípios de Alta Floresta, Paranaíta e Jacareacanga.
Plantio de mudas nativas
Viveiro da CHTP