Fabio Bonadeu
Diretoria de Comunicação
Quem passa diariamente pela Praça da Cultura, pela rotatória do bairro Cidade Alta ou pelo Paço Municipal deve ter notado “uma nova decoração” nesses locais. A ação faz parte do "Maio Laranja", campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com o objetivo de chamar a atenção da população e despertar o interesse social para o tema, a organização da campanha em Alta Floresta “deu nova cara” para alguns pontos estratégicos da cidade com o símbolo nacional do movimento: uma flor, geralmente uma gérbera amarela.
A flor representa a inocência, a fragilidade e a vulnerabilidade das crianças, além de simbolizar a beleza e delicadeza que precisam ser protegidas. Durante todo o mês de maio, o “Maio Laranja” promove ações de conscientização e mobilização social para a prevenção e o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
O dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Lei Federal nº 9.970/2000. Criada há 25 anos, a campanha é uma resposta ao caso de Araceli Cabrera Crespo, uma menina de apenas oito anos que foi drogada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). O crime, cometido por jovens de classe média alta, causou grande comoção nacional, especialmente pelo fato de os responsáveis jamais terem sido punidos.